Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

E Vamoa lá, Hoje é dia de TBT (Quinta-feira do retorno), Sucessão Polêmica em Penalva: Prefeito Ronildo Campos e “Operador” Guerra

O editorial  do ‘Blog Veja Agora’ lançou  a coluna “TBT”, para relembrar, requentar escândalos, bastidores da política, curiosidades, acontecimentos e ações positivas e negativas que foram ao ar na blogosfera maranhense. E para começar o nosso TBT, de hoje vamos relembrar…

Prefeito de Penalva Enfrenta Críticas ao Indicar Sucessor

Guerra e o Prefeito Ronildo Campos

O prefeito de Penalva, Ronildo Campos, está enfrentando críticas severas por sua tentativa de posicionar Guerra, um forasteiro , como seu sucessor na próxima eleição. De acordo com relatos, Guerra é descrito como um “laranja” de Ronildo Campos, o que tem levantado preocupações sobre a transparência e integridade do processo eleitoral.

Durante sua gestão, Fontes afirmam que  Ronildo Campos foi acusado de levar Penalva a uma situação de declínio econômico e degradação ambiental. Entre as críticas mais severas estão as alegações de que sua administração permitiu a deterioração de ilhas paradisíacas, antes preservadas, resultando em um impacto ambiental significativo.

Ronildo Campos e Guerra têm afirmado que a eleição já está praticamente ganha, uma declaração que tem gerado revolta entre os eleitores locais, que se sentem desrespeitados. “Eles precisam combinar isso com o povo”, dizem os críticos, destacando que o apoio popular não deve ser subestimado nem considerado garantido.

A situação em Penalva ilustra um cenário político tenso, onde a voz e o voto dos cidadãos serão importantes  para determinar o futuro da cidade. A população de Penalva aguarda ansiosamente a oportunidade de expressar sua opinião nas urnas e decidir se seguirá com a continuidade da atual administração ou se buscará uma mudança de direção.

Vídeo: Alengando Ser Mau com Seu Próprio Irmão há Mais de 3 Anos, Prefeito Eduardo Braide Joga Culpa em seu próprio Brother para Escapar de Escândalo de Mais de R$ 1 Milhão em Carro Abandonado em São Luís

Prefeito Eduardo Braide (PSD)

Em um movimento inesperado, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), se pronunciou na tarde desta quarta-feira (07) sobre o escândalo envolvendo um Renault Clio vermelho, placa NXH5E16, abandonado com mais de R$ 1 milhão no porta-malas na rua das Andirobas, no bairro Renascença. O carro foi encontrado no dia 30 de julho e causou um alvoroço na cidade.

Em um vídeo de um minuto e meio publicado em seu perfil no Instagram, Braide surpreendeu ao culpar seu próprio irmão, o médico Antônio Carlos Salim Braide, conhecido como “Tonho”, pelo dinheiro encontrado. Alegando não ter contato com Tonho há mais de três anos, o prefeito afirmou que o irmão era o responsável pela quantia, mesmo que essa declaração seja vista com desconfiança por muitos.

Braide declarou que desconhecia a existência do dinheiro no Renault Clio, mas não conseguiu explicar a ligação entre o caso e seus ex-funcionários da prefeitura, Carlos Augusto Diniz da Costa e Guilherme Ferreira Teixeira. Ambos estavam envolvidos com o carro, sendo que um deles foi nomeado no gabinete de Eduardo quando ele era deputado federal.

Para tentar se passar por vítima, Braide mencionou o nome da mãe ao falar sobre outro veículo, um Honda Fit preto, que foi utilizado para resgatar Guilherme Ferreira Teixeira do local onde o Renault Clio foi estacionado. “Esse carro que está em nome da minha mãe, é um veículo de uso do meu irmão, Antônio Carlos,” disse o prefeito, entregando ainda mais seu irmão à suspeita.

Com essa declaração, a Polícia Civil agora poderá intimar Tonho para prestar esclarecimentos sobre o motivo de ter resgatado Guilherme do local onde o Renault Clio foi abandonado. A revelação de Braide, ao jogar a culpa no irmão, levanta questões sobre a veracidade de suas alegações e complica ainda mais a sua situação diante do escândalo.

A população de São Luís aguarda ansiosa por mais desdobramentos deste caso, que já está sendo chamado de “escândalo do Renault Clio”. A expectativa é de que novas investigações revelem mais detalhes sobre a origem do dinheiro e o real envolvimento de todos os personagens dessa trama que tem abalado a política local.

Pastos Bons: Enoque Mota Caminha para Reeleição Sem Concorrência

Prefeito de Pastos Bons Enoque Mota

O município de Pastos Bons, no Maranhão, vive um cenário eleitoral inusitado. Enoque Mota (MDB), atual prefeito e pré-candidato à reeleição, aparece como o único concorrente ao cargo executivo, consolidando seu favoritismo e abrindo caminho para uma reeleição praticamente garantida.

As pesquisas de opinião pública indicam uma aprovação impressionante de mais de 85% para a gestão de Mota. Esse alto índice de aprovação é corroborado pelo Tribunal de Contas do Estado, que concedeu nota máxima à administração atual, destacando a transparência e a eficiência do governo municipal. A ausência de um candidato opositor evidencia a força política de Mota, que mantém uma base sólida de apoio.

Outro fator que reforça a posição de Enoque Mota é o suporte robusto de 8 dos 11 vereadores eleitos, que se alinham com sua gestão e políticas. Esse apoio legislativo garante uma base política fortalecida e facilita a implementação de suas propostas e projetos.

Pastos Bons não é o único município maranhense a enfrentar uma eleição sem concorrência direta. Bom Lugar também se encontra na mesma situação, com seus atuais gestores caminhando para mais um mandato sem oposição significativa. Esse fenômeno torna essas cidades exceções dentro do panorama eleitoral estadual, onde normalmente há uma disputa acirrada entre candidatos.

Com uma gestão bem avaliada, apoio legislativo significativo e sem a presença de adversários, Enoque Mota está prestes a se reeleger em Pastos Bons. Essa situação reflete um cenário eleitoral atípico, mas que reforça a confiança da população na atual administração. As eleições sem concorrência direta em Pastos Bons e Bom Lugar destacam a estabilidade política e a satisfação dos eleitores com seus atuais gestores.

Deu no METRÓPOLES: ‘Amante de prefeito do MA recebia salário de rachadinha, diz MP’

Prefeito Calvet Filho

O prefeito da cidade de Rosário, Calvet Filho, foi destaque na mídia nacional. Uma reportagem publicada nesta quarta-feira, 7, pelo Metrópoles trouxe a tona o caso da ‘suposta’ amante do político que recebia dinheiro em esquema de ‘rachadinha’.

Leia a seguir a íntegra da matéria:

[A amante de um prefeito do interior do Maranhão recebeu mesadas de dinheiro público entre os anos de 2022 e 2024, segundo ação civil pública do Ministério Público do Maranhão (MPMA) de maio deste ano, acatada pela Justiça em junho. Para piorar, a sogra e esposa do prefeito foram acusadas de agredir a suposta amante.

De acordo com a investigação, o prefeito da cidade de Rosário (MA), Calvet Júnior (Republicanos), contratou a jovem Nayara Nunes para o cargo de assistente técnica da Secretaria de Finanças em maio de 2022 pelo salário de R$ 3 mil.

Só que, na verdade, mais da metade da remuneração era repassada para a prima de Nayara, Rosana Nunes, que seria amante do prefeito, segundo o MP. O esquema é popularmente conhecido como “rachadinha”. Não bastasse isso, Nayara nem teria experiência para o seu cargo, e os investigadores suspeitam que ela também não trabalhava realmente.

“O envolvimento entre Calvet Filho e Rosana Karla seria exatamente a razão para que ele, como chefe do executivo, anuísse com a nomeação de Nayara e assim continuar beneficiando Rosana”, escreveu a promotora Maria Cristina Lobato Murillo no inquérito civil.

Extratos bancários acessados por decisão judicial durante as investigações do Ministério Público revelam que Nayara transferia R$ 2 mil via Pix para Rosana toda vez que recebia o dinheiro da prefeitura. A promotora calcula que, no total, foram desviados R$ 64,5 mil. O prefeito e as duas primas negam todas as acusações.

Pancadaria após repercussão

Antes de Nayara ser contratada, era Rosana quem tinha um cargo na prefeitura. Ela foi contratada logo no primeiro ano da gestão de Calvet Júnior, em 2021. No entanto, ela acabou deixando o cargo em abril de 2022 e a prima Nayara foi nomeada no mês seguinte.

O Ministério Público sugere no texto do inquérito civil que Rosana teve que deixar o cargo depois da intensificação de boatos sobre o relacionamento dela com o prefeito.

A situação ficou ainda pior em agosto de 2023. Rosana fez um boletim de ocorrência contra a esposa e a sogra do prefeito. Ela relata no documento que as duas invadiram sua casa enquanto ela estacionava o carro na garagem, proferindo insultos e agredindo-a fisicamente.

A ligação entre Calvet Filho e Rosana, por constituir infração ao dever matrimonial de fidelidade, não é admitida, porém, apesar de mantida na clandestinidade por algum tempo, chegou a conhecimento público em razão de episódios que a evidenciaram, inclusive com um confronto físico entre a primeira dama e Rosana”, informa outro trecho da manifestação do MP.

Sem evidências

Os advogados do prefeito Calvet Junior e das duas primas, Nayara e Rosana, negam todas as acusações. Segundo os defensores, as transferências mensais de mais da metade do salário de Nayara para Rosana aconteciam por motivos particulares.

As transferências bancárias entre Nayara e Rosana, mencionadas pelo Ministério Público, podem ser justificadas por razões pessoais e não configuram, por si só, ato de improbidade, pois não há evidências de intenção ilícita”, escreveu o advogado do prefeito, Iradson Aragão.

Ele ainda afirma no documento de defesa que Nayara realizava suas funções com diligência e competência. Ela foi exonerada do cargo no começo de maio, poucos dias antes do Ministério Público propor a ação civil contra o prefeito.

A mera existência de transferências bancárias entre as requeridas Nayara e Rosana, que podem ser justificadas por motivos pessoais e familiares, não é suficiente para configurar a prática de ato ímprobo, pois não há evidência de que tais movimentações financeiras tenham sido realizadas com a intenção de obter vantagem indevida ou causar dano ao erário”, escreveu o advogado Whesley Nunes, que representa as primas.

A reportagem entrou em contato com ambos os advogados por ligação e mensagem de aplicativo, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.]

Veja Agora: CPI decide por convocação coercitiva de secretária de Braide

Na tarde desta terça-feira (6), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), destinada a investigar supostas irregularidades em contratos emergenciais da Prefeitura de São Luís, reuniu-se no plenário com o objetivo de ouvir esclarecimentos por parte da secretária municipal de saúde, Ana Carolina Marques Mitri, junto ao ex-secretário da pasta, dr. Joel Nunes, além de Maiara Lena da Silva, secretária adjunta de administração e finanças, Macelli Karollini Abreu Costa, coordenadora da Rede de Nutrição, Hellen Camilla Ferreira Torres, superintendente de assistência à rede de saúde, e Diego de Jesus Mota, coordenador de compras e registro.

Ausências e nova convocação por via coercitiva

A secretária Ana Carolina Marques Mitri, convocada pela segunda vez, não compareceu à oitiva e solicitou, por meio de ofício, o reagendamento do depoimento devido a uma viagem pessoal. Os demais convocados também não se apresentaram, alegando participação em uma auditoria interna. O único convocado presente foi Joel Nicolau Nogueira Nunes Júnior, ex-secretário da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), acompanhado de um advogado.

Diante das ausências, a comissão decidiu, por unanimidade, pela convocação coercitiva da secretária Ana Carolina Marques, em data a ser divulgada após decisão judicial, quando também será ouvido o ex-secretário Joel Nicolau Nogueira Nunes Júnior.

Os demais convocados – Maiara Lena da Silva, Macelli Karollini Abreu Costa, Hellen Camilla Ferreira Torres e Diego de Jesus Mota – serão chamados para prestar esclarecimentos nesta sexta-feira (9), às 15h..

A divergência entre os vereadores sobre a oitiva do ex-secretário Joel Nicolau foi resolvida por votação. Álvaro Pires e Ribeiro Neto votaram a favor de ouvi-lo com a atual secretária em uma próxima sessão, enquanto Pavão Filho se manifestou por ouvir Joel Nicolau ainda nesta tarde. Por dois votos a um, a reunião foi adiada.

Vídeo: Discurso da Vitória; Emerson Campos Reforça Compromisso com Rosário

Candidato a Vereador de Rosário Emerson Campos

No dia 27 de julho, durante a convenção realizada em um sábado, o jovem candidato a vereador de Rosário, Emerson Campos, reafirmou seu compromisso com a fiscalização da gestão municipal, a elaboração de leis de interesse coletivo e a garantia de direitos e cidadania para aqueles que mais precisam. Com um discurso impactante, Emerson destacou a importância de seu papel na política local e a responsabilidade que carrega em representar a população rosariense.

“Agradeço primeiramente a Deus, à minha família, à minha equipe, ao líder candidato a prefeito Jonas Magno e à população rosariense que abraçou nossa pré-campanha. Seguimos juntos, por uma Rosário melhor e mais digna para aqueles que mais precisam,” disse o candidato, emocionado, perante uma plateia atenta e entusiasmada.

Com uma trajetória marcada pelo serviço à comunidade, Emerson Campos traz em sua bagagem várias experiências relevantes, incluindo a coordenação do Viva Procon de Rosário. Sua atuação tem sido consistentemente voltada para a defesa dos menos favorecidos e a prestação de assistência aos mais necessitados. Essa dedicação ao trabalho comunitário tem rendido a Emerson uma forte reputação, colocando-o entre os favoritos para ser um dos vereadores mais bem votados da cidade.

A convenção foi um momento importante para reafirmar os valores e os objetivos de sua candidatura, consolidando o apoio da população e reforçando o compromisso com uma gestão pública transparente e eficiente. Emerson Campos destaca-se como uma figura promissora na política de Rosário, com uma visão clara de um futuro mais justo e inclusivo para todos.

A expectativa agora é de que sua campanha continue ganhando força, com a promessa de uma atuação vigilante e comprometida com os interesses da coletividade, garantindo que os direitos de cada cidadão rosariense sejam plenamente respeitados e valorizados.

URGENTE! Polícia Civil faz busca e apreensão contra motoristas da família Braide, “Makilas” e “Guilherme Bucho”

“Guilherme Bucho” e “Makilas” são motoristas da família do prefeito de São Luís, Eduardo Braide; eles relacionados ao caso do Renault Clio onde a Polícia Militar encontrou mais R$ 1 milhão em espécie.

Guilherme Bucho” e “Makilas” são motoristas, funcionários e espécie de “faz tudo” da família da família Braide.

Nas primeiras horas desta terça-feira (06), o Departamento de Combate ao Crime Organizado da Superintendência de Investigações Criminais (DCCO/SEIC) da Polícia Civil do Estado do Maranhão, deu cumprimento a mandados de busca e apreensão contra os dois motoristas da família do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Conforme apuração do Blog do Domingos Costa, os alvos da SEIC são Carlos Augusto Diniz da Costa conhecido como “Makilas” (foto à direta) e também Guilherme Ferreira Teixeira (foto à esquerda), o “Guilherme Bucho”.

“Makilas” é a pessoa que apareceu e se apresentou à Polícia Militar no local onde o veículo Renault Clio, de cor vermelha e placa NXH5E16, foi encontrado na tarde desta terça-feira (30) com mais de R$ 1 milhão em espécie. Os maços de dinheiro estavam escondidos no porta-malas em frente à um condomínio, na rua das Andirobas, no bairro Renascença em São Luís.

“Guilherme Bucho” é o motorista flagrado pelas câmeras de videomonitoramento das proximidades deixando o Renault estacionado no local. Ele chega dirigindo Clio, estaciona e imediatamente entra em outro veículo: um Honda Fit, placa NHJ8667, em nome da senhora Antônia Maria Martins Braide, mãe já falecida do prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

A qualquer momento novas informações sobre a busca e apreensão contra “Makilas” e “Guilherme Bucho”…

Convenções municipais: Felipe Camarão demonstra força política e reforça apoio a candidatos da base governista

Os últimos dias foram de muita movimentação com as convenções partidárias municipais, que encerraram nesta segunda-feira, 5. O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, fez questão de marcar presença nos atos em diversos municípios, nas chapas lideradas por seu partido ou por candidatos da base do governo Brandão/Lula.

Nos dois últimos finais de semana, o petista esteve presente em convenções e atos políticos em aproximadamente 20 municípios maranhenses, reforçando o seu apoio. Em todo Maranhão, o seu partido – o PT – terá 48 candidatos a prefeitos e vice-prefeitos.

Nas redes sociais, onde o vice-governador faz questão de divulgar sua agenda, sua presença em cada município é sempre marcada por imagens segurando a mão dos candidatos, reforçando seu apoio, com a frase: “Em local tal, Tô com fulano”, deixando clara sua posição política em determinado município.

Na região do Médio-Mearim, o vice-governador esteve em Lago dos Rodrigues, Trizidela do Vale, Lago do Junco e Lago Verde. Na região do Pindaré, visitou Lago da Pedra e Lagoa Grande do Maranhão. Na Baixada Maranhense, esteve em São Bento e Viana. Na região dos Lençóis, levou o seu apoio nos municípios de Humberto de Campos e Santo Amaro. No leste maranhense, marcou presença em Codó. Além das cidades de Rosário, onde apoia Irlahi Moraes (PT), e Paço do Lumiar, dando seu apoio a Fred Campos (PSB).

“Como sempre faço questão de frisar, sou um homem de grupo e sigo defendendo os candidatos e candidatas que acredito que fazem ou estão preparados para fazer um bom trabalho em seus municípios. Sempre levantando a bandeira do nosso governo e o nome do governador Carlos Brandão e do presidente Lula”, destacou.

A campanha eleitoral iniciará no próximo dia 16 de agosto. Por onde passa, Felipe Camarão faz questão de afirmar que está preparado para rodar o Maranhão, para conversar com os munícipes e fazer campanha ao lado de seus candidatos.