Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora: Pesquisa Aponta Renato Santos como Favorito na Corrida pela Prefeitura de Colinas

Uma nova pesquisa confirma o favoritismo do candidato do MDB, vereador Renato Santos, à prefeitura de Colinas. Realizada pela empresa INOP Previsão Pesquisas Serviços e Publicidades, a pesquisa entrevistou 615 eleitores entre os dias 25 e 29 de julho de 2024.

Na pesquisa estimulada, se as eleições fossem hoje, Renato Santos teria uma vantagem de mais de 30 pontos percentuais. Ele aparece com 60,65% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, João Haroldo, possui 29,27%. Esse resultado reafirma a liderança de Santos na corrida eleitoral.

Comparando com a pesquisa anterior, realizada entre os dias 2 e 4 de julho pelo Instituto Econométrica, que mostrava Renato Santos com 55,5% contra 28,9% de João Haroldo, observa-se um crescimento de 5,15 pontos percentuais para o candidato do MDB. Esse aumento pode ser indicativo de uma campanha bem-sucedida e uma consolidação do apoio popular.

A pesquisa da INOP, encomendada pelo Jornal Pequeno, está registrada sob o número MA – 06289/2024. Ela possui uma margem de erro de 3,60 pontos percentuais para mais ou para menos e um grau de confiança de 95%. Isso significa que, apesar da margem de erro, a liderança de Renato Santos é significativa e consistente.

Com esses números, o cenário político em Colinas se desenha cada vez mais favorável para Renato Santos, consolidando-o como o principal candidato à prefeitura nas próximas eleições.

Luto!!! Morre em São Luís o ex-presidente da Academia Maranhense de Letras Dr. Joaquim Itapary

Dr. Joaquim Itapary

O Maranhão está em luto com a perda do Dr. Joaquim Itapary, ex-chefe da Casa Civil e ex-presidente da Academia Maranhense de Letras. O renomado intelectual faleceu nesta segunda-feira (29), após enfrentar problemas graves de saúde, incluindo insuficiência cardíaca e renal. Ele estava em tratamento de hemodiálise e faleceu logo após receber alta hospitalar.

A trajetória de Joaquim Itapary foi marcada por um serviço exemplar à política, à cultura e ao jornalismo maranhense. Seu legado será lembrado por sua dedicação e sua contribuição ao enriquecimento cultural do estado.

O legado de Dr. Joaquim Itapary:

Nasceu em São Bento-MA, a 23 de abril de 1936. Filho de Joaquim Salles de Oliveira Itapary e Georgina Boabaidy de Oliveira Itapary. Em sua cidade natal cursou parte do ciclo primário no Grupo Escolar Mota Júnior. Com a mudança de sua família para São Luís, fez os cursos ginasial e científico no Colégio de São Luiz. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís, onde colou grau a 8.12.1962. Especialista em Problemas de Desenvolvimento Econômico pela Cepal-ONU/BNDES e em Política Internacional e Desenvolvimento pela Cepal-ONU/Ministério das Relações Exteriores. Especializou-se também em Programação Orçamentária pela Sudene.

Ingressou no serviço público em 1954, como escriturário do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão; foi secretário-executivo da Comissão de Planejamento Econômico do Maranhão, 1961-62; procurador autárquico da Sudene, desde 1963, órgão no qual exerceu as funções de assistente do Gabinete do Superintendente (gestão Celso Furtado) e chefe da Divisão de Coordenação do Plano Diretor de Desenvolvimento do Nordeste, 1963-65; membro da Assessoria Técnica do Governador José Sarney, 1966; diretor e a seguir titular da Superintendência do Desenvolvimento do Maranhão – Sudema, 1967-70; secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de São Luís; diretor de Relações Industriais da Companhia Nacional de Álcalis – Cabo Frio – RJ, 1976; coordenador regional do Incra (Maranhão e Piauí), 1979-82; secretário da Cultura do Maranhão, 1983-85; secretário-chefe do Gabinete Civil do Governador do Maranhão, 1984-85.

Diretor-secretário dos jornais Jornal do Povo, O Combate, Diário da Manhã, Diretor-geral de O Estado do Maranhão, e diretor da revista Legenda, todos de São Luís.

Deputado à Assembleia Legislativa do Maranhão, 1971-74.

Um dos fundadores do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Cultura, do qual foi presidente, órgão de fundamental importância para a criação do Ministério da Cultura; diretor de planejamento da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU, 1985; secretário executivo do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportações; membro do Conselho Técnico do Banco do Brasil; membro do Conselho Técnico do Fundo de Ação Social, da Caixa Econômica; membro do Conselho Nacional de Meio-Ambiente – Conama; pró-reitor de planejamento da Universidade Estadual do Maranhão, 1991-92.

Agraciado com as seguintes Medalhas: do Mérito Timbira; do Sesquicentenário da Independência do Brasil; do Mérito Santos Dumont, Ministério da Aeronáutica; do Mérito da Biblioteca Nacional do Brasil; do Mérito do Museu Nacional de Belas Artes; Da Costa e Silva, Mérito Cultural do Estado do Piauí; do Sesquicentenário da Independência do Brasil; Daniel de La Touche Sieur de La Ravardière, da Prefeitura de São Luís; do Mérito Visconde da Parnaíba, Piauí; João Lisboa, do Mérito Cultural, do Conselho de Cultura do Maranhão; do Mérito Mafrense; da Criação da Justiça Militar do Brasil; do Mérito da SUDENE; do mérito de O Estado do Maranhão. Pertence à Ordem do Mérito de Brasília, à Ordem do Mérito Aeronáutico e à Ordem dos Timbiras (em todas no grau de grande oficial). É cidadão honorário de Alcântara-MA.

Além de reportagens, crônicas e artigos em jornais e revistas, publicou diversos trabalhos técnicos em edições autônomas e em periódicos especializados. Dentre tais trabalhos destacam-se Projeto do Maranhão: Notas sobre o problema da propriedade. Recife: Sudene, 1965; e Terras Devolutas: Direito e Colonização. São Luís: Assembleia Legislativa, 1973. Redator de projetos de plantas de desenvolvimento para a Sudene e o Governo do Maranhão. Participou com os acadêmicos Carlos Madeira e Vera-Cruz Santana da comissão redatora do projeto de Constituição Política do Estado do Maranhão para 1968. Coordenou a redação final da Lei N°. 7.505, de 2 de julho de 1986 (Lei Sarney) de Incentivo à Cultura e do Decreto N°. 93.335, de 3 de outubro de 1986, que a regulamentou.

Procurador autárquico federal, foi, também, professor titular fundador da Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão, membro do Departamento de Economia e Matemática da Universidade Estadual do Maranhão. Diretor-superintendente do Sebrae – MA, Conselheiro e Presidente da Fundação José Sarney.

Parte de sua produção está reunida nas obras: Seis poemas de Joaquim Itapary. São Luís: Edições AML, 1987, e Do incerto ócio (poesia)Brasília: Edições AML, 1989. Publicou, ainda, A falência do ilusório; memória da Companhia de Fiação e Tecidos do Rio Anil. São Luís: Alumar, 1995 (v. 11 da coleção Documentos Maranhenses); Sob o sol. São Luís: Edições AML, 2000; Tapuiranas. São Luís, edições da Academia Sambentuense, 2007; Hitler no Maranhão, ou O monstro de Guimarães. São Luís: Edições AML, 2011.

Membro da Academia Sambentuense, Joaquim Itapary reuniu, selecionou, organizou e prefaciou textos de natureza econômica de Bandeira Tribuzi, publicados, sob os auspícios do Banco do Estado do Maranhão S.A., no livro Estudos inéditos. São Luís: Sioge, 1992. Em colaboração com Álvaro Melo, organizou e anotou a 2ª edição do livro Pai e mestre, de Dom Felipe Condurú Pacheco. São Luís: Academia Sambentuense, 2004.

Por: Blod do Minard 

Fim do suspense: Rosa Pinheiro e Heliezer do Povo unem forças para atender o chamado dos perimirienses

A política de Peri-Mirim está prestes a passar por uma reviravolta significativa com a confirmação oficial da pré-candidatura de Rosa Pinheiro ao cargo de vice-prefeita na chapa liderada pelo atual prefeito, Helizer do Povo, nas eleições de 2024. A confirmação da união foi anunciada em uma reunião no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão.

Rosa Pinheiro, que até então havia manifestado sua intenção de disputar a prefeitura, decidiu atender ao chamado do Partido dos Trabalhadores (PT) para formar uma aliança estratégica com Helizer do Povo. Essa decisão marca uma nova fase na sua trajetória política, demonstrando seu compromisso com a estabilidade e o progresso de Peri-Mirim.

A confirmação da chapa, que será neste dia 04,promete agitar o cenário político local, com a expectativa de uma campanha eleitoral intensa e disputada. A aliança entre Rosa Pinheiro e Helizer do Povo pode redefinir as dinâmicas políticas do município, unindo a experiência de uma administração em curso com a visão renovadora de uma líder que já é bem conhecida na região. O próximo período eleitoral será marcado por debates acalorados e uma atenção redobrada da população, que acompanha de perto os desdobramentos dessa união e suas implicações para o futuro de Peri-Mirim.

Convenção histórica em São Bento reafirma liderança do Prefeito Dino Penha

Prefeito Dino Penha (MDB) ao lado da Primeira Dama Bitinha Penha

No último sábado (27), São Bento testemunhou um evento político memorável: a convenção liderada pelo Prefeito Dino Penha (MDB). A ocasião, que reuniu um grande número de participantes, entrou para a história ao ratificar o poder de liderança do prefeito e de seu grupo político.

Dino Penha, acompanhado de sua esposa e primeira-dama Bitinha Penha, agradeceu a todos os presentes pelo apoio e participação. Bitinha, que desempenha um papel significativo nos trabalhos sociais da cidade, também foi destaque no evento.

“A cidade foi tomada por uma onda de mudança! A maior conversão política dos últimos tempos, o Tsunami Azul, trouxe renovação, esperança e um futuro promissor para todos nós. Juntos, estamos escrevendo um novo capítulo de progresso e transformação. Obrigado a cada um que fez parte dessa jornada histórica!”, declarou o prefeito Dino Penha (MDB).

O evento marcou um momento de renovação e esperança para a população de São Bento, sinalizando um futuro de progresso e transformação sob a liderança de Dino Penha.

Prefeito de São Vicente Férrer alcança aprovação histórica em pesquisa do INOP

O homem disparou! O Prefeito de São Vicente Férrer, Adriano Freitas (União Brasil), vem consolidando sua gestão com trabalho árduo e dedicação diária. Em uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Opinião Pública (INOP), registrada no site do TSE sob o número MA-08651/2024, Adriano Freitas apareceu com mais de 70% de aprovação.

O prefeito agradeceu ao povo vicentino pela confiança depositada em sua administração. “Agradeço ao nosso povo vicentino pela aprovação do nosso trabalho, alcançando mais de 72%! Continuaremos empenhados em melhorar e oferecer o melhor para todos. Vem com a gente que o trabalho não pode parar!”, declarou Adriano Freitas.

Este resultado reflete o compromisso e a eficiência da gestão de Adriano Freitas em atender às demandas da população e promover o desenvolvimento de São Vicente Férrer. A alta aprovação popular é um indicativo de que as políticas inovadoras estão trazendo benefícios concretos para a comunidade.

PL oficializa candidatura de Flavinha Cunha à Prefeitura de Zé Doca

Candidatos a prefeita e a vice-prefeito, respectivamente, reuniram, três partidos na festa de homologação das candidaturas pela coligação “Zé Doca segue avançando”

A enfermeira Flavinha Cunha (PL) foi confirmada para a disputa da Prefeitura de Zé Doca em uma mega convenção partidária junto a todas as siglas que apoiam seu projeto majoritário no município. Além do PL, o grupo costurado pela candidata na disputa conta ainda com PRD e PDT.

A convenção, com estrutura de palco e iluminação, foi realizada na noite desta quinta-feira, 25, atraindo milhares de pessoas ao Estádio Luzaildo Rodrigues Freires – o Florestão, no evento que já é considerado o maior ato político-partidário da história da cidade.

Caravanas de pré-candidatos a vereadores de todas as localidades do município, também participaram da convenção. A solenidade foi iniciada às 16h – com a concentração de militantes -, e terminou depois das 20h.

Todas as vias do bairro, onde o estádio fica situado, foram tomadas de veículos de grande e pequeno porte, utilizados por quem participava e assistia a convenção. O público compareceu carregando bandeiras e ecoando gritos de apoio aos candidatos que irão disputar o pleito.

Flavinha Cunha chegou ao local da convenção acompanhada de apoiadores e diversas lideranças dos partidos que formam a sua coligação, como seu candidato a vice, vereador Edilson Romão, que tem uma vasta experiência acumulada ao longo de 12 anos atuando na Câmara

Em seus pronunciamentos, todos os líderes políticos destacaram a união entre eles para fazer Zé Doca seguir com a continuação do progresso. Na opinião da prefeita Josinha Cunha, o palanque que apoia sua sucessora é o único com serviço prestado e o que tem a mostrar ao povo do lugar.

“[Flavinha] é a continuação do progresso em nossa cidade e a diferença é que esse palanque tem serviço prestado em nossa cidade, tem o que falar, tem o que mostrar. E vocês estão aqui porque acreditam na administração do PL, por isso, a minha gratidão a cada um que compareceu neste ato”, frisou.

Depois de ouvir palavras de apoio de aliados, a candidata do PL fez um impactante discurso de estreia, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade e com o povo zé-doquense.

“Eu quero que vocês saiam daqui com essa certeza: eu vou fazer o melhor e continuar o trabalho que essa gestão iniciou no município de Zé Doca, porque nós não prometemos o que não podemos fazer. Nossa gestão não é compromisso, nossa gestão é trabalho”, afirmou Flavinha.

Quem participou?

Além de alguns dos principais aliados na disputa, o ato contou com a presença dos deputados federais Detinha e Josimar, ambos do PL; da deputada estadual Fabiana Vilar (PL); da vice-prefeita Ana Sampaio. Além disso, vereadores, prefeitos e lideranças de municípios da região também participaram da solenidade.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é eleito Patrimônio Natural da Humanidade

Lençóis Maranhenses

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira,26, em Nova Déli, na Índia, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi eleito pela UNESCO – Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura, Patrimônio Natural da Humanidade.

Um dos roteiros mais procurados por turistas de todo o mundo e o único representante do Brasil no evento, o parque maranhense cumpriu todos os requisitos ao título:

– Beleza natural e aspectos geomorfológicos do sítio;

– Integridade do sítio, incluindo limites e proteção da área;

– Situação do plano de manejo, que inclui a situação dos moradores nativos e ações de conservação;

– Atuação dos prestadores de serviços turísticos.

Os Lençóis Maranhenses concorreu com os seguintes locais:

CHINA: Badain Jaran Desert – Towers of Sand and Lakes (Deserto Badain Jaran – Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia, província da China)
REINO UNIDO E IRLANDA DO NORTE: The Flow Country (Maior extensão de pântano da Europa)
BÓSNIA E HERZEGOVINA: Vjetrenica Cave, Ravno (Vjetrenica – caverna com a maior biodiversidade do mundo localizada em Zavala).

Pelas redes sociais, o governador Carlos Brandão, que se encontra na Índia, comemorou:

Foto Reprodução

Veja Agora: Camarão cumpre agenda e encontro com lideranças políticas após viagem de Brandão à Índia

O governador em exercício Felipe Camarão (PT) deve ficar no comando do Palácio dos Leões até o dia 1 de agosto, quando retorna de viagem ao exterior o governador Carlos Brandão (PSB). É que até o próximo dia 31, o chefe do Executivo estadual participará da 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontecerá em Nova Deli, na Índia, coordenada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em parceria com o país sede do evento.

 Em pauta está a possibilidade real do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses conquistar o título de Patrimônio Natural da Humanidade. Segundo o governador Brandão, a ida à Índia tem a finalidade de defender a candidatura dos Lençóis Maranhenses.

“Contamos com a torcida de todos os maranhenses para essa conquista, que pode fortalecer ainda mais o nosso turismo e a preservação ambiental desse paraíso”, declarou Brandão.

Enquanto isso, o governador em exercício Felipe Camarão segue cumprindo agenda e encontros com diversas lideranças políticas do Maranhão.