Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Osmar Filho atua levando saúde itinerante aos bairros de São Luís e municípios maranhenses

Nos últimos dias as ações alcançaram milhares de pessoas na capital e no interior do estado

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) tem se destacado por suas ações voltadas para a saúde em todo o estado. Nos últimos dias realizou mais ações em bairros da capital e no interior do Maranhão, em iniciativas que buscam levar serviços de qualidade para comunidades que muitas vezes enfrentam dificuldades de acesso.

Na sexta-feira (19), o pedetista marcou presença no bairro da Vila Embratel, na capital maranhense, com o programa “Saúde da Gente”. O projeto disponibiliza à comunidade consultas com especialistas, aferição de pressão arterial, testes rápidos e orientações sobre prevenção de doenças.

Ainda em São Luís, no sábado (20) foi a vez da comunidade do Anjo da Guarda receber o programa “Cuidar dos Olhos”, que oferece atendimento oftalmológico à população, disponibilizando consulta, óculos e encaminhamento para cirurgias. No domingo (21), Osmar Filho esteve com este mesmo programa no município de Primeira Cruz, localizado na região dos Lençóis Maranhenses.

Essas ações são reflexo do compromisso de Osmar Filho com a saúde pública e o bem-estar da população, demonstrando a importância de políticas públicas que priorizem o acesso à saúde em todas as regiões do estado. Elas são fruto de emenda parlamentar destinada pelo pedetista, com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o que contribui para ampliar o seu alcance.

“Essas iniciativas são fundamentais para promover a saúde preventiva e garantir que a população tenha acesso a cuidados essenciais”, ressaltou o parlamentar, agradecendo ao governador Carlos Brandão (PSB) pela parceria de sempre.

Elisângela Soares agradeceu o “olhar carinhoso” de Osmar com a área do Itaqui-Bacanga. “Eu, por exemplo, estava com um ano e seis meses da minha última consulta. Meu óculos já estava vencido, que foi o que o médico falou”, disse a moradora do Anjo da Guarda, enaltecendo a gentileza e a eficiência no atendimento.

Quem também recebeu atendimento foi Wanderson, que com um problema de visão no olho esquerdo, receberá seu diagnóstico definitivo na próxima ação, após o resultado do exame que fez. “Eu falo para todo mundo que vim e vale a pena”, falou o morador da região do Itaqui-Bacanga.

Por: Mirlene Bezerra

Foto: Hamilton Jr

Urgente!!!! Após negar salário de R$ 3,5 mil por mês, jornalista é processado pelo prefeito de São João Batista

Jornalista Jailson Mendes e prefeito de São João Batista, Mecinho

O prefeito de São João Batista, Mecinho, acionou o blogueiro e jornalista Jailson Mendes na Justiça e pediu a condenação do comunicador por calúnia e difamação. A ação foi protocolada nesta semana e, caso seja condenado, a legislação prevê até a prisão o jornalista.

Mecinho contratou o advogado e ex-assessor do Ministério Público de São João Batista, Iradson Aragão, para processar o jornalista e disse que recebeu, em janeiro deste ano, áudios enviados por Rosenilton Pires, que é funcionário contratado da prefeitura, e alega que o comunicador teria dito que o prefeito patrocina um grupo que espalha ódio e mentiras em grupos de redes sociais.

Prefeito de São João Batista, Mecinho

Inconformado, o gestor acionou Jailson Mendes, disse que se sentiu ofendido com as declarações e pediu a condenação do jornalista com base nos supostos crimes de calúnia e difamação, que podem levar até a prisão do jornalista.

Prefeito ofereceu R$ 3,5 por mês ao jornalista

Diferentemente do que o gestor afirma, quem vive sendo perseguido é o jornalista Jailson Mendes por aliados dele, inclusive sofrendo diversas ameaças em redes sociais. Além disso, as investidas contra o comunicador veem após o prefeito oferecer um salário de R$ 3,5 mil por mês em um cargo de assessoria de comunicação, que o jornalista se negou a ocupar.

Além disso, o jornalista se negou a receber transferências em pix oferecidos pela primeira-dama, Hildene Pinto, para postar matérias a favor da gestão municipal. “Esta não é a primeira vez que sou vítima de tentativa de intimidação e não será a última. No entanto, vamos manter a nossa isenção, não aceitando ofertas financeiras e não vamos nos calar jamais”, declarou Jailson Mendes.

Jornalista Jailson Mendes 

Veja Agora: Tuntum e mais quatro Prefeituras continuam com FPM bloqueados

Prefeituras de todo o Brasil partilham nesta sexta-feira (19) cerca de R$ 1,8 bilhão referentes ao segundo decêndio de julho de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segundo o especialista em orçamento público, Cesar Lima, esse decêndio vem com um valor 30% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, reforçando a tendência de um resultado melhor do FPM nesse exercício.

“Apesar de ser bem menor do que o decêndio imediatamente anterior, que foi o primeiro decêndio de julho, 46% a menos do que o primeiro decêndio de julho. Temos nesse ano um resultado melhor do que o ano passado para o mesmo período”, informa.

Além disso, Lima destaca que julho é um período de férias escolares, e nessa época, as famílias costumam diminuir um pouco seus gastos com serviços, pois estão em viagens. Nesse cenário, o especialista avalia o resultado como positivo.

Valores comparativos:

  • 2º decêndio junho/24 – R$ 1,8 bilhão
  • 2º decêndio julho/23 – R$ 1,6 bilhão
  • 1º decêndio julho/24 – R$ 3,4 bilhões

Cesar Lima ainda destaca que os recursos financeiros podem ser utilizados em qualquer ação orçamentária dos municípios, como pagamentos de pessoal e de custeio, contas de água e luz, além de  investimentos em saúde, educação e infraestrutura.

Campinas (São Paulo) receberá R$ 1.012.150,97 nesta sexta-feira (19). Em nota, a prefeitura do município explicou que o recursos vão para o caixa geral e são utilizados para custeio, investimentos, folha de pagamentos, entre outros.

No Maranhão

O município de São Raimundo das Mangabeiras – que havia sido listado como um dos que não receberiam o valor – consta agora com R$ 275.987,13 destinados pelo Fundo de Participação.

Na Região Metropolitana de São Luís, o seguintes valores contemplam cada município:

São Luís: R$ 10.256.010,10

São José de Ribamar: R$ 919.958,16

Paço do Lumiar: R$ 919.958,16

Raposa: R$ 367.983,27

Imperatriz – a segunda maior cidade do estado – receberá o valor de R$ 919.958,16.

As informações detalhadas sobre cada valor destinado aos municípios pode ser conferida neste link.

Prefeituras bloqueadas

Até esta terça-feira (16), 38 municípios estavam impedidos de receber o FPM, de acordo com o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

No Maranhão, cinco delas ficaram de fora do repasse:

Alto Parnaíba

Capinzal do Norte

Pedro do Rosário

São Félix de Balsas

Tuntum

De acordo com a CNM, entre os motivos de bloqueios dos municípios estão:

Ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);

Dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

Débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN);

Falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops).

Para desbloquear o repasse, o gestor público deve identificar o órgão que determinou o congelamento. Em seguida, deve conhecer o motivo e regularizar a situação. Vale lembrar que a prefeitura não perde os recursos bloqueados de forma definitiva. Eles ficam apenas congelados enquanto as pendências não são regularizadas.

*Com informações do Brasil 61 | Nathália Ramos Guimarães

Vídeo: Convite Especial; Convenção Partidária do MDB com Presença do Prefeito Dino Penha!

Amigos e Amigas,

Estamos nos aproximando de um momento importante para o nosso partido e, consequentemente, para o futuro da nossa cidade. No próximo dia 27 de julho, realizaremos a nossa aguardada Convenção Partidária. Este evento será uma oportunidade única para nos unirmos, discutirmos ideias inovadoras, renovarmos nossas energias e fortalecermos o nosso movimento.

Temos a honra de anunciar que contaremos com a presença especial do pprefeito da cidade de São Bento, Dino Penha (MDB). Sua participação será fundamental para alinharmos nossas metas e estratégias para os próximos desafios.

A presença de cada um de vocês é essencial. Este é o momento de mostrarmos nossa força e comprometimento com o futuro que desejamos construir juntos. Não perca essa oportunidade de ser parte ativa na transformação do nosso município.

Vamos juntos fazer a diferença! Contamos com você!

Atenciosamente,

Partido MDB

“Acredito que vou ser prefeito de São Luís”, declara Fábio Câmara durante entrevista em Podcast 

Pré-candidato a Prefeito de São Luís, Fábio Câmara

O pré-candidato a prefeito de São Luís, Fábio Câmara (PDT), afirmou, durante entrevista para o Podcast Cartas na Mesa, que será o novo prefeito de São Luís. Durante a conversa, Câmara afirmou que deseja romper barreiras caso se torne o novo gestor municipal de São Luís.

“Serei o primeiro prefeito preto, rompendo barreiras, rompendo preconceitos, não gosto de dizer que estou preparado, porque muitos por aqui passaram afirmando isso, faço questão de dizer que estou sempre aprendendo e em constante evolução”, disse Câmara.

O pré-candidato aproveitou para fazer um convite para a grande convenção partidária, que vai homologar sua candidatura a prefeito de São Luís. “Aproveito para convidar a nossa cidade para comparecer em massa no dia 26, lá no Espaço Kabão. Durante minha trajetória distribuímos 50 mil rosas, conversando, ouvindo a todos, principalmente as mulheres, nossa convenção será também para celebrar o sucesso dessa caminhada”, disse.

Fábio Câmara falou sobre sua experiência adquirida ao longo dos anos que, segundo ele, fará grande diferença na vida dos cidadãos.

“Eu não sou vítima, mas um vencedor e preciso trazer minha experiência para as pessoas que aí estão. Venho do interior do Maranhão, de uma cidade chamada Cajari, eu chego aqui como dirigente de uma entidade, que dirige uma SW4 ou Hilux e preciso estar provando todos os dias que é fruto de muita honestidade, infelizmente os políticos mal-caráter sequestraram emocionalmente o nosso povo”, definiu o pré-candidato Fábio Câmara.

Por: Blog o Morango do Nordeste 

A Maldição da Presidência da Câmara de Pinheiro deve sepultar mais um presidente em 2024

Lucas do Beiradão

A Câmara Municipal de Pinheiro, no maior município da Baixada Maranhense, tem a assombrosa história de sepultar carreiras políticas dos seus presidentes. Nos últimos anos, quase 100% dos vereadores que comandaram o legislativo municipal perderam as eleições e ficaram de fora do mandato. O atual presidente, Lucas do Beiradão, está caminhando para ser a próxima vítima da maldição da Presidência da Câmara de Pinheiro.

Exemplos que confirmam essa maldição são os ex-presidentes: João Paulo, Gilmar Soares, Concita de Luís Pajé, Jaelson. O atual presidente Lucas do Beiradão está caminhando para ser a próxima vítima da maldição da Presidência da Câmara de Pinheiro.

O legado que Beiradão deixará como chefe do executivo é uma obra inacabada de ampliação e reforma do prédio da Câmara Municipal, outro legado é a suspeita de favorecimento de familiares na folha de pagamento da Câmara e aumento exponencial do seu patrimônio pessoal desde que assumiu o comando do legislativo municipal.

Informações obtidas pelo blog apontam que o presidente está mal das pernas com uma alta rejeição entre os pinheirenses e que sua reeleição é vista como impossível para muitos espectadores locais. Isso significa que o atual presidente pode ser o próximo a cair na armadilha da maldição da Presidência da Câmara de Pinheiro.

A pergunta que todos se fazem é: por que isso está acontecendo? Qual é o segredo da maldição da Presidência da Câmara de Pinheiro? É possível que os vereadores que comandaram o legislativo municipal tenham cometido erros graves que os levaram à perda das eleições? Ou é apenas uma coincidência?

O que é certo é que a Câmara Municipal de Pinheiro precisa de mudanças e um novo líder que possa trazer desenvolvimento e prosperidade ao município em acordo com o executivo municipal. O ciclo da maldição da Presidência da Câmara de Pinheiro foi quebrada nos últimos anos somente pelo vereador Elizeu Tantan, agora fica a pergunta: qual foi o segredo?

Convenção Histórica em Alcântara: Paulo César (PSDB) Convida a População para Grande Evento Democrático

O pré-candidato a prefeito de Alcântara, Paulo César (PSDB), convida toda a população para participar da maior convenção já vista no município. O evento, que promete ser um marco na história política de Alcântara, acontecerá no dia 27 de julho, a partir das 9 horas, no Clube de Festa do Povoado Arenhegaua.

Em declaração, Paulo César destacou a importância do evento: “Você é nosso convidado especial, venha fazer parte dessa grande festa democrática”. A convenção é uma oportunidade para os cidadãos conhecerem mais de perto as propostas do candidato e participarem ativamente do processo democrático.

Paulo César, que já foi vereador de São Luís, tem se destacado como uma liderança comprometida com a justiça social e o apoio aos menos favorecidos. Em entrevista ao blog, ele reafirmou seu compromisso com a população de Alcântara: “Se chegar ao executivo, vou fazer o que sempre fiz, que é trabalhar em prol dos menos favorecidos”.

A trajetória de Paulo César no cenário político, marcada por ações voltadas para a melhoria das condições de vida dos mais necessitados, fortalece sua candidatura e traz esperança para muitos eleitores. A convenção do dia 27 de julho será um momento crucial para a campanha, reunindo apoiadores e consolidando a força do PSDB no município.

Não perca essa oportunidade de participar de um evento que promete ser um divisor de águas na política de Alcântara. A presença de cada cidadão é fundamental para fortalecer a democracia e contribuir para um futuro melhor para a cidade.

Presidente da AL nomeia Comissão de Recesso Parlamentar que atuará até 1º de agosto

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), por meio de Resolução Legislativa, nomeou, na sessão plenária desta terça-feira, 16, a Comissão de Recesso Parlamentar, que representará a Casa durante o período de recesso, de 18 de julho a 1º de agosto de 2024, nos termos do artigo 37, do Regimento Interno.

A Comissão de Recesso Parlamentar é constituída pelos deputados Davi Brandão (PSB), Florêncio Neto (PSB), Ariston (PSB), pelo Bloco Parlamentar Juntos pelo Maranhão, Neto Evangelista (União), pelo Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, e Wellington do Curso (Novo), pelo Bloco Parlamentar União Democrática.

O Parlamento retornará às atividades no dia 6 de agosto, com a realização de sessão plenária de abertura das atividades referentes ao segundo período da segunda sessão legislativa, da 20ª Legislatura.