Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Paulo Victor e Brandão participam de grande ato de filiação do PSB no Ceará

Na manhã deste domingo (4), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor, acompanhado do governador Carlos Brandão e do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, participou do evento de filiação do senador Cid Gomes (CE) ao PSB, realizado em Fortaleza. A comitiva maranhense contou, ainda, com a presença da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale, e do deputado federal Duarte Júnior.

Para o presidente Paulo Victor, o ato marcou a força do movimento socialista no Ceará e no Maranhão. “Viemos em grande comitiva prestigiar a filiação do senador Cid Gomes para deixar registrado a unidade que se forma no Maranhão, em São Luís, e se estende por toda a unidade federativa. Estamos formando um grande time do PSB em nosso estado”, ressaltou.

Além do senador Cid Gomes, cerca de 40 prefeitos cearenses também se filiaram ao partido. Os ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Camilo Santana (Educação), além de deputados estaduais e federais marcaram presença no evento.

Tribunal de Justiça cancela pré-carnaval de Palmeirândia por suspeitas de fraude em licitação

Prefeito Edilson da Alvorada

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou neste sábado (3) o cancelamento do pregão eletrônico 001/2024, que tinha como objetivo a contratação de empresa para a realização do pré-carnaval de Palmeirândia.

A decisão foi proferida pelo desembargador plantonista José Jorge Figueiredo, que acatou um pedido de liminar feito por uma empresa que participou do certame e alegou irregularidades no processo licitatório.

Segundo a denuncia apresentada a justiça, o pregão eletrônico apresentou várias irregularidades na sua execução privilegiando apenas duas empresas, e destacou a falta de transparência, a limitação do número de lances e a ausência de critérios objetivos para a escolha da proposta mais vantajosa.

O desembargador considerou que havia indícios de violação aos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade e da publicidade, que regem a administração pública.

Diante disso, o magistrado deferiu a liminar e determinou a suspensão imediata do pregão eletrônico, bem como a proibição de qualquer ato decorrente dele, sob pena de multa de até R$ 100 mil em caso de descumprimento. Ele ainda encaminhou os autos do processo para o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e para o Ministério Público do Estado (MPMA), para as providências cabíveis.

Veja Agora a decisão na íntegra:

Decisão-1

Veja Agora: Quebra de Protocolo – Camarão defende ‘legado político’ de Dino no Maranhão e lança candidato presidente em 2030…

O vice governador Felipe Camarão(PT) pediu a palavra quebrando o protocolo nas homenagens que  Assembléia Legislativa fazia ao novo ministro do STF Flávio Dino. Como o governador Carlos Brandão(PSB) estava presente ao evento, o lugar de fala seria apenas do governador.

Aliado de primeira linha do ex – governador, ex-ministro da justiça e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal, o vice governador reforçou a tese de união do grupo em torno de seu nome como forma de manter o legado político do ex-ministro da justiça do Governo Lula.

“Com a liderança do governador Carlos Brandão e o comando da nossa presidente Iracema Vale(PSB), nós vamos dar continuidade ao trabalho que você deixou aqui no Maranhão’. Temos essa responsabilidade histórica, moral e política de dar continuidade ao legado político de Flávio Dino no Estado, pra não ocorrer de retrocessos”, enfatizou.

Veja Agora: Assembleia Legislativa homenageia Flávio Dino em sessão solene

O ato solene foi proposto pelo deputado Rodrigo Lago e comandado pela presidente da Alema, Iracema Vale. Contou ainda com a presença do governador Carlos Brandão

Flávio Dino responde à saudação feita pelos presentes na sessão solene realizada na Alema em sua homenagem

Em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (2), a Assembleia Legislativa do Maranhão, por iniciativa do deputado Rodrigo Lago (PcdoB), homenageou o senador Flávio Dino, ex-governador, ex-ministro da Justiça e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposição da homenagem foi subscrita pelos deputados Júlio Mendonça (PCdoB), Othelino Neto (PCdoB), Carlos Lula (PSB) e Leandro Bello (Podemos).

O ato solene foi comandado pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB, e contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), do vice-governador Felipe Camarão (PT) e dos deputados Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), Rafael (PSB), Rodrigo Lago (PCdoB), Neto Evangelista (União), Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Rildo Amaral (PP), Glalbert Cutrim (PDT), Ariston Ribeiro (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Júnior Cascaria (Podemos), Davi Brandão (PSB), Francisco Nagib (PSB), Arnaldo Melo (MDB), Daniella (PSB), entre outras autoridades.

Em sua saudação, o autor da proposição do ato solene, Rodrigo Lago, disse que a Assembleia Legislativa não poderia deixar de prestar essa homenagem a Flávio Dino por tudo que ele já fez pelo Maranhão. “Nosso homenageado deixa um grande legado que precisamos preservar. Prestou relevantes serviços ao povo maranhense. É o nosso ‘Pelé da política’. Entrou e saiu de cabeça erguida do Palácio dos Leões. Sempre buscou fazer justiça social e combateu o bom combate. Temos orgulho do grande homem público que é Flávio Dino”, frisou.

A sessão solene em homenagem a Flávio Dino contou com a presença do governador Brandão e foi conduzida pela presidente Iracema Vale A sessão solene em homenagem a Flávio Dino contou com a presença do governador Brandão e foi conduzida pela presidente Iracema Vale

O governador Carlos Brandão disse reconhecer o trabalho de Flávio Dino em favor dos maranhenses e desejou boa sorte ao senador em sua nova missão. “Não tenho dúvidas de que Flávio vai brilhar como ministro do STF, assim como brilhou em toda a sua trajetória. Como político maranhense, ele só trouxe alegrias ao nosso povo. Foi um governador que mais acertou do que errou”, ressaltou.

Em seu pronunciamento, o senador Flávio Dino (PSB), muito emocionado, agradeceu à Assembleia Legislativa pela homenagem. “Sem o povo do Maranhão não teria chegado a lugar nenhum. O momento não é uma despedida do Maranhão, mas da política. Moro no estado, embora trabalhe em Brasília. Vou procurar fazer o melhor como ministro do STF. Agradeço de coração aos movimentos sociais que sempre estiveram comigo. Muito obrigado ao povo do Maranhão”, afirmou.

kristiano Simas

Flávio Dino, ao lado de Carlos Brandão, Iracema Vale e Roberto Costa, durante ato solene realizado em sua homenagem

Flávio Dino, ao lado de Carlos Brandão, Iracema Vale e Roberto Costa, durante ato solene realizado em sua homenagem

Honra

Além da presidente da Assembleia, Iracema Vale, compuseram o dispositivo de honra o governador Carlos Brandão; a senadora Eliziane Gama (PSD), o ministro dos Esportes, André Fufuca; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; o corregedor de Justiça e presidente eleito do TJ/MA, desembargador Froz Sobrinho; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT/MA), desembargadora Márcia Andrea Farias; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Jorge Nicolau Hilluy, e o vice-presidente da Assembleia, deputado Rodrigo Lago.

Também participaram do evento representantes de movimentos sociais, gestores municipais autoridades de várias instâncias de poder, a senadora Eliziane Gama (PSD) e os deputados federais Márcio Jerry, Rubens Júnior (PT), Amanda Gentil (PP) e Aluizio Mendes (Republicanos), amigos e familiares.

Senador Flávio Dino na chegada ao plenário Nagib Haickel para a sessão solene especial em sua homenagem

Senador Flávio Dino na chegada ao plenário Nagib Haickel para a sessão solene especial em sua homenagem

Homenageado

O senador e ministro nomeado do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino de Castro e Costa, foi professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), desde 1994. É advogado licenciado, ex-juiz federal (1994-2006), ex-deputado federal (2007/2011), ex-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur (2011-2014), ex-governador do Maranhão (2015-2022). Foi eleito e empossado senador da República para o mandato de 2023-2031). Exerceu o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Governo Lula, de janeiro de 2023 a janeiro de 2024.

No final de 2023, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ministro do Supremo Tribunal Federal, com posterior aprovação pela Senado Federal. Na quarta-feira (31), foi nomeado ministro do STF pelo presidente Lula. Sua posse no STF será dia 22 de fevereiro, em Brasília (DF).

Por: Agência Assembleia

Câmara realiza Sessão Solene de abertura dos trabalhos  segunda-feira (5)

Segunda-feira (5/2), a partir das 9h00, a Câmara Municipal de São Luís irá realizar a Sessão Solene de abertura dos trabalhos da 20ª Legislatura do 7º Período Legislativo. A sessão será realizada no Plenário da Casa, com transmissão pelo canal oficial da Câmara no Youtube.

Serviço
O quê? Sessão Solene de abertura da 20ª Legislatura do 7º Período Legislativo.

Quando? Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro.

Horário? A partir das 9h.

Onde? Plenário da Câmara Municipal de São Luís.

Pesquisa Datailha: Fábio Câmara é o pré-candidato com menos rejeição dentre os demais

Pré-candidato a Prefeito De São Luís Fábio Câmara (PDT)

O ex-vereador e suplente de deputado federal Fábio Câmara (PDT), aparece na lista da pesquisa Datailha entre os candidatos com menos rejeição comparado aos demais pré-candidatos a Prefeitura de São Luís.

Na pesquisa, o primeiro, segundo e terceiro lugar aparecem respectivamente com 14,8%, 9,1% e 8,1% de rejeição. Fábio Câmara aparece na lista com apenas 3,8% sendo o menos rejeitado dentre todos os pré-candidatos.

Fábio Câmara, mesmo sem mandato, tem prestado relevantes serviços em São Luís, ajudando a comunidade e colocando-se à disposição para contribuir com o bem estar da população.

Sua pré-candidatura a Prefeitura da capital de São Luís é bem recebida, principalmente nos bairros e comunidades da periferia.

Câmara Municipal de São Luís firma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (2), o presidente do legislativo municipal, vereador Paulo Victor, o desembargador José Gonçalo Filho e o diretor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Mauro Lobão, oficializaram a implantação de uma série de serviços que serão oferecidos à população, pelo tribunal, na Câmara Municipal de São Luís.

Entre os serviços propostos está a implantação de um Centro de Solução de Conflitos para a realização de sessões de conciliação, e de um posto avançado para regularização e emissão de títulos de eleitor, além do cadastro de biometria. Para o presidente Paulo Victor, é importante manter a proximidade entre Câmara e TRE-MA “A presença do TRE-MA no parlamento municipal é um avanço para nós e estamos abertos a qualquer implementação que venha colaborar com o acesso da população à informação e aos serviços públicos. Estamos muito felizes com essa parceria”, ressaltou o vereador.

A parceria também proporcionará a realização de uma audiência pública, com data ainda a ser definida, sobre a atualização do Código Eleitoral e da Lei das Eleições. Segundo explicou o desembargador José Gonçalo, o TRE-MA já vem realizando essas ações em outros órgãos. “O objetivo é melhorar o acesso da população aos serviços públicos oferecidos pelo TRE-MA. A Câmara possui um grande fluxo de pessoas e essa é uma boa oportunidade para oferecermos esses serviços e nos aproximarmos da população”, disse.

Os trâmites para que as propostas sejam implementadas já estão em andamento na Câmara Municipal de São Luís.

Participaram ainda da reunião, os vereadores Raimundo Penha, Marlon Botão e Edson Gaguinho.

Fotos e texto: Agência Câmara

Professora Eva Barros Despede-se da Educação Estadual para Assumir Cadeira na Câmara Municipal: Uma Transição Celebrada por Felipe Camarão

Professora Eva ao Lado de Felipe Camarão

Na tarde de ontem (01), a renomada professora Eva Barros se despediu da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, marcando o encerramento de uma fase significativa em sua carreira na rede estadual. A partir da próxima terça-feira, dia 6 de fevereiro de 2024, ela dará início a um novo capítulo ao assumir o mandato de vereadora na Câmara Municipal de São Luís, ocupando a vaga como suplente do vereador Marlon Botão Filho.

A notícia foi anunciada pelo Secretário Estadual de Educação e Vice-governador Felipe Camarão, em um vídeo divulgado nas redes sociais. Camarão expressou sua gratidão pela contribuição da professora Eva na gestão educacional, destacando-a como uma gestora exemplar que, ao lado dele, Flávio Dino e Brandão, elevou a rede estadual de São Luís ao 5º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em nível nacional.

A transição de Eva Barros para a política municipal é saudada como um ganho significativo para a Câmara de São Luís. A nova vereadora é descrita como uma mulher maravilhosa, combativa, negra, mãe, evangélica e dedicada professora de história na rede pública. Sua presença promete representar não apenas os interesses da educação, mas também a diversidade e a luta por uma sociedade mais justa.

Ao deixar a URE São Luís, a professora Eva Barros deixa uma lacuna temporária na gestão educacional estadual, mas sua entrada na esfera política municipal é celebrada como um passo importante para ampliar sua influência e continuar impactando positivamente a sociedade. Avante, professora Eva! Que o seu trabalho na Câmara Municipal seja marcado por grandes realizações em prol da educação e do bem-estar da comunidade.