Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Nojeira: Em Olinda Nova do Maranhão, matadouro público funciona em condições precárias

Prefeita da Cidade Conceição Cutrim

A precariedade no âmbito das instalações estruturais tomou conta do abatedouro público municipal de Olinda Nova do Maranhão, localizado na baixada maranhense.

De acordo com denúncia feita a reportagem do site Maranhão de Verdade, o abate no local é realizado de forma inadequada e sem nenhuma fiscalização da vigilância sanitária e é transportado em pau de arara. A cidade é administrada por Conceição Cutrim.

Segundo um morador, que não quis se identificar, que fez a denúncia, o abate ocorre em uma estrutura montada de forma precária, totalmente aberto ao público e sem nenhuma proteção. “Os restos dos animais abatidos são deixados em contato direto com a sujeira, intensificando o mau cheiro no local”, detalha o morador.

Além disso, os dejetos dos animais abatidos, como cabeça e patas, são jogados em um riacho próximo a uma área verde, causando danos ao meio ambiente. “Esse matadouro não deveria funcionar. Os animais são mortos com machadadas de forma totalmente cruel”.

Veja Agora as imagens abaixo:

Veja Agora: Froz Sobrinho eleito Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão

Desembargador Froz Sobrinho

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ) anunciou sua nova liderança nesta quinta-feira, 1º de fevereiro. O desembargador Froz Sobrinho foi eleito presidente de forma unânime, destacando-se como figura central na direção da Corte pelos próximos anos. Além disso, foram designados Raimundo Bogea para a primeira vice-presidência, José Jorge Figueiredo para a segunda vice-presidência e José Luiz Almeida para a Corregedoria Geral de Justiça.

A votação para a escolha do 1º vice-presidente foi marcada por disputa entre os desembargadores Tyrone Silva e Raimundo Bogea. Bogea saiu vitorioso com 22 votos, enquanto Tyrone recebeu 11 votos. Os demais cargos não registraram concorrência, evidenciando a consolidação do consenso em torno das demais nomeações.

Investimentos de 25 Milhões no Maranhão: Roseana Sarney Destaca Avanços em 2023

No ano de 2023, o Maranhão testemunhou um impulso significativo em seu desenvolvimento com um investimento superior a 25 milhões de reais, anunciado pela ex-governadora e atual Deputada Federal Roseana Sarney. Estes fundos foram direcionados para diversas áreas cruciais, visando aprimorar a qualidade de vida dos maranhenses e promover o progresso do estado.

Entre os investimentos destacados por Roseana Sarney, a construção de ambientes destinados ao lazer e convívio social destaca-se como uma medida voltada para o bem-estar da população. Esses espaços promoverão o encontro e o desfrute coletivo, fortalecendo os laços comunitários.

Outra prioridade mencionada foi o saneamento integrado, um investimento que promete elevar significativamente a qualidade de vida dos habitantes locais. O acesso a condições sanitárias adequadas é crucial para a prevenção de doenças e o fortalecimento da saúde pública.

A pavimentação asfáltica também ganha destaque nos investimentos, conectando comunidades e facilitando o deslocamento. Essa medida não apenas melhora a infraestrutura viária, mas também fomenta o desenvolvimento econômico ao promover uma maior acessibilidade entre regiões.

Não menos importante é o compromisso com o abastecimento de água rural, um direito fundamental que continua sendo assegurado. Garantir o acesso à água é uma medida vital para a equidade social e o desenvolvimento sustentável das áreas rurais.

Em suas declarações, Roseana Sarney enfatizou que essas melhorias são essenciais para o desenvolvimento do estado e para proporcionar uma qualidade de vida superior aos maranhenses. Os investimentos refletem o comprometimento com a construção de um futuro mais próspero e equitativo para todos os cidadãos do Maranhão.

Veja Agora: Revitalização de ponto de descarte de lixo no Fumacê marca nova etapa do projeto Itaqui-Bacanga + Limpo

Com o desafio de revitalizar pontos de descarte de resíduos em espaços urbanos e sensibilizar a comunidade do entorno, a Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), realiza uma nova etapa do Projeto Itaqui-Bacanga + Limpo, em parceria com a Vale e apoio do DNIT e Prefeitura de São Luís.
Nesta nova fase, será executada a revitalização no ponto de descarte de lixo próximo à rodovia, localizado no bairro do Fumacê. Estão previstas diversas atividades de sensibilização e conscientização ambiental com o público de escolas próximas, unidades de saúde da região e a comunidade do bairro, visando destacar o papel da coletividade na preservação do meio ambiente.
O Itaqui-Bacanga + Limpo projeto ainda contará com a formação de um Comitê Gestor formado pelos moradores que proporcionará a apropriação do espaço pela comunidade e também a formação de um Observatório de Pesquisa de Resíduos, conduzido por 10 jovens bolsistas da Área Itaqui-Bacanga, com o objetivo de realizar pesquisas contínuas de observação do território.
Anteriormente, o Itaqui-Bacanga + Limpo realizou a revitalização de um trecho do canteiro central, próximo à Praça do Bacanga, na Av. dos Portugueses, que era utilizado irregularmente para o descarte de lixo. No local foi feita a coleta de resíduos, limpeza do canteiro e das canaletas, plantio de mudas e implantação de gramado.

Sobre a ACIB
A associação criada em 2003 é conhecida pela contribuição de forma social com a comunidade da Área Itaqui-Bacanga, realizando projetos nas áreas da educação, sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa. Atualmente a ACIB representa cinco microrregiões: Anjo da Guarda, Vila Ariri, Vila Bacanga, Vila Embratel e Vila Maranhão. Contemplando no total, 68 bairros e atendendo uma população estimada em mais de 200 mil habitantes.
Durante os 20 anos de história, a ACIB já promoveu mais de 60 projetos em toda a Área Itaqui-Bacanga, destacando-se atualmente o “Ciranda da Educação”, que tem como foco o acompanhamento psicopedagógico de crianças e adolescentes de sete comunidades da região, resultando em 332 crianças atendidas; “Comunidade 3.0”, que proporciona capacitação em diversas áreas para outras organizações sociais da região, o “Itaqui-Bacanga + Limpo”, que propõe a erradicação de pontos de descarte irregular de lixo ao longo da Av. dos Portugueses e o “Diálogos”, que tem como objetivo a construção de um grupo de Governança composto por representantes da comunidade, setor público e setor privado para discutir soluções para problemas da região.

O Lançamento do Projeto Itaqui-Bacanga + Limpo reuniu parceiros e comunidade na Base da ACIB do Anjo da Guarda.

Ponto de descarte que será revitalizado pelo projeto Itaqui-Bacanga + Limpo, localizado no bairro Fumacê.

Início das obras no ponto que será revitalizado no Fumacê.

Veja Agora as Fotos:

Concretização de um Sonho: Asfaltamento na Barreira de Madureira Impulsiona São Vicente

O tão esperado asfaltamento na barreira de Madureira, conectando diversos povoados, tornou-se uma realidade, marcando um marco significativo para a população de São Vicente. O prefeito Adriano Freitas expressou sua satisfação, descrevendo o evento como a realização de um antigo sonho, promovendo mobilidade e aprimorando a qualidade de vida dos residentes locais.

Esta transformação impactante não apenas representa uma melhoria infraestrutural, mas também abre novas perspectivas para o desenvolvimento econômico e social da região. O acesso facilitado entre os povoados antes isolados proporciona oportunidades de crescimento para empresas locais, impulsionando a economia e fortalecendo os laços comunitários.

A população, por sua vez, celebra a concretização desse projeto que promete não só facilitar o deslocamento diário, mas também proporcionar maior segurança nas estradas. A infraestrutura atualizada contribui para reduzir o tempo de viagem, aumentando a eficiência no transporte e permitindo um acesso mais rápido aos serviços essenciais.

A iniciativa liderada pelo prefeito Adriano Freitas reflete o compromisso da administração municipal com o bem-estar da comunidade. A concretização do asfaltamento na barreira de Madureira destaca-se como um exemplo positivo de gestão pública eficiente, respondendo às necessidades da população e transformando aspirações antigas em conquistas tangíveis.

Agora, com estradas pavimentadas, São Vicente vislumbra um futuro mais promissor, onde o progresso e a qualidade de vida caminham juntos. Este feito representa não apenas uma melhoria na infraestrutura, mas um testemunho do poder transformador da colaboração entre governo e comunidade, construindo um São Vicente mais conectado, acessível e vibrante.

 

Veja Agora: Seduc publica resultado final de Processo Seletivo Simplificado – Edital nº 014/2023

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nesta quarta-feira (31), o resultado final, após apresentação de recursos, do Processo Seletivo simplificado para contratação temporária de auxiliar de serviços nas funções, auxiliar de serviços gerais, cozinheiro (a) e vigia, para atuarem no suprimento de carências do sistema, nas Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual e nos núcleos administrativos da Seduc.

Clique AQUI e confira os resultados.

Sebrae e Prefeitura de Cantanhede Unem Forças para um Carnaval de Oportunidades!

Prefeito Zé Martinho o Kabão

Em um esforço conjunto visando impulsionar os pequenos negócios locais, o Sebrae e a prefeitura de Cantanhede realizaram uma significativa capacitação voltada para profissionais e empreendedores. Sob o tema “Sebrae: Um Carnaval de Oportunidades!”, a iniciativa busca preparar os participantes para explorar todo o potencial de vendas durante a festividade carnavalesca.

A capacitação abordou estratégias práticas e inovadoras, destacando oportunidades específicas que o carnaval proporciona para os pequenos negócios. Desde o comércio de produtos temáticos até serviços especializados para eventos, os participantes foram orientados sobre como melhor posicionar e promover seus empreendimentos durante esse período festivo.

A parceria entre o Sebrae e a prefeitura demonstra um compromisso conjunto em fortalecer a economia local, aproveitando as celebrações carnavalescas como uma plataforma para impulsionar os negócios da região. A capacitação não apenas forneceu conhecimentos práticos, mas também inspirou os participantes a inovarem e explorarem novas possibilidades para alcançar o sucesso em seus empreendimentos.

Com a expectativa de um carnaval movimentado, a iniciativa do Sebrae e da prefeitura de Cantanhede destaca a importância de se preparar e aproveitar as oportunidades que surgem durante eventos sazonais. Para os pequenos empresários, esse suporte é essencial para maximizar seus esforços e contribuir para o desenvolvimento econômico local.

ChatGPT can make mistakes. Consider checking important information.

Mudanças na Secretaria de Cultura de São Luís após Controvérsias na Contratação de Creche para o Carnaval

Braide e Marcos Dualibe

Após intensa repercussão relacionada à contratação de uma creche para gerir o carnaval da cidade, o secretário de Cultura de São Luís, Marcos Duailibe, foi exonerado na noite desta terça-feira. A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial do Município, reflete a necessidade de reavaliação diante das polêmicas que envolveram a administração da festividade.

O prefeito Eduardo Braide escolheu Maurício Abreu Itapary, Subprefeito do Centro, para assumir interinamente a Secretaria de Cultura (SECULT), até a seleção de um novo titular para o cargo. Essa medida visa estabilizar a pasta diante dos recentes acontecimentos, proporcionando uma gestão focada no restabelecimento da confiança da comunidade.

O desmonte na SECULT teve início no dia 29, quando Braide exonerou dois servidores-chave: Aulinda Mesquita Lima Ericeira, chefe de gabinete, e Jean Felipe Nunes Castro Martins, analista jurídico. Em entrevista à TV Mirante, Aulinda negou ter tomado atitudes isoladas, enfatizando que tanto o então secretário Marcos Duailibe quanto o prefeito Eduardo Braide tinham conhecimento da contratação da creche para gerir o carnaval.

As mudanças na SECULT revelam a necessidade de transparência e accountability na gestão cultural da cidade. A escolha de um novo secretário será crucial para restabelecer a confiança da população e assegurar uma abordagem mais alinhada aos interesses da comunidade artística e cultural de São Luís.

User
You
accountability significativo
ChatGPT
ChatGPT

O termo “accountability significativo” refere-se à responsabilidade de prestação de contas de forma relevante e impactante. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento real e substancial com a transparência, integridade e prestação de contas, buscando impactos positivos e tangíveis na gestão e nas ações realizadas. Esse tipo de accountability vai além do cumprimento de formalidades, enfatizando a necessidade de resultados e melhorias concretas.