Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora: TIM detalha ajustes na rede após cobrança feita por Dr. Joel em audiência pública

Vereador Dr. Joel Nunes

A TIM S.A. encaminhou, nesta segunda-feira (1º), um documento ao vereador Dr. Joel (PSD) detalhando as medidas adotadas após a Audiência Pública sobre qualidade de rede, realizada no último dia 24 e presidida pelo parlamentar na Câmara Municipal de São Luís.

No ofício, a operadora descreve ajustes técnicos realizados na Avenida Beira Mar, reforço de sinal 5G na região do Rio Anil e confirma a cobertura ativa em bairros como Santa Clara, Cidade Olímpica, Coqueiro, Vila 2000, Rio Grande, Anjo da Guarda, Maracanã e no entorno do Estádio Castelão.

A audiência, realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, reuniu representantes das operadoras de telefonia, órgãos de fiscalização, entidades de defesa do consumidor e uma expressiva parcela da população, que atendeu ao chamado do vereador.

Durante o encontro, Dr. Joel apresentou gráficos que evidenciaram o alto índice de insatisfação dos usuários da capital, reforçando a urgência do tema e legitimando os encaminhamentos construídos a partir da escuta direta dos cidadãos.

Ao comentar o retorno oficial da empresa, o parlamentar destacou. “O objetivo da audiência foi justamente garantir que as operadoras assumissem compromissos concretos com a população. A resposta da TIM demonstra que a fiscalização funciona e que o parlamento municipal está atento às demandas dos usuários”, finalizou.

Via: Maranhão de Verdade

Vem aí o festão da Vanderly: aniversário com muita música, solidariedade e alegria em Anapurus

O clima já é de expectativa em Anapurus. No próximo dia 07 de dezembro, a ex-prefeita Vanderly Monteles, reconhecida como uma das gestoras que mais trabalharam pelo município, realizará uma grande festa para comemorar seu aniversário — e, como sempre, quem ganha o presente é o povo.

O evento acontecerá a partir das 10h, na residência da ex-prefeita, que está preparando uma programação especial para receber amigos, amigas, admiradores e toda a comunidade. A celebração contará com shows de Drica e Brendon, distribuindo muita música e animação ao longo do dia.

Além do momento festivo, Vanderly reforça sua marca registrada de cuidado e proximidade com a população: haverá entrega de alimentos, cerveja gelada, churrasco liberado e até piscina disponível para quem quiser aproveitar cada momento da festa.

Carismática e sempre presente na vida do povo de Anapurus, Vanderly destaca que o aniversário é dela, mas a festa é para todos. É uma forma de agradecer o carinho e reafirmar o compromisso com aqueles que sempre caminharam ao seu lado.

Com música, solidariedade e muita alegria, o festão da Vanderly promete ser um dos grandes eventos sociais do ano no município.

Serviço:
📅 07 de dezembro
A partir das 10h
📍 Residência da ex-prefeita Vanderly, em Anapurus
🎵 Shows de Drica e Brendon
🍻 Cerveja gelada | 🍖 Churrasco | 🥫 Entrega de alimentos | 🏊 Piscina liberada

A ex-prefeita comemora, mas quem celebra mesmo é o povo!

Iracema Vale recebe Placa de Honra ao Mérito na Câmara Municipal de São Luís

Honraria reconhece personalidades que se destacam pela dedicação ao serviço público e pelas relevantes contribuições ao município

Deputada Iracema Vale foi homenageada com a Placa de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de São Luís

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi homenageada, nesta segunda-feira (1º), com a Placa de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de São Luís. A honraria, proposta pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) e aprovada por unanimidade pelo plenário, reconhece personalidades que se destacam pela dedicação ao serviço público e pelas relevantes contribuições ao município.

Durante a solenidade, Iracema Vale ressaltou a importância do gesto e destacou que a homenagem ultrapassa o mérito individual. “Receber uma homenagem da Casa que leva a voz da capital do meu estado é uma grande alegria. Porque, toda vez que um Poder reconhece o trabalho de outro Poder, o que se celebra não é a Iracema, é a democracia funcionando, é a harmonia entre poderes, é o respeito institucional, é a maturidade política que o Maranhão tanto merece”, afirmou.

Iracema Vale ressaltou a importância do gesto e destacou que a homenagem ultrapassa o mérito individual

Autor do requerimento, o vereador Astro de Ogum destacou a trajetória política da presidente da Alema como motivo para a homenagem. “A presidente Iracema é a deputada estadual mais votada do estado, com uma trajetória marcada pela humildade e pelo compromisso com o povo maranhense. Espero que esta homenagem seja mais um incentivo para que continue essa luta em defesa do povo do Maranhão.”, declarou.

A deputada Ana do Gás (PCdoB) também reforçou a relevância da homenagem, lembrando o pioneirismo de Iracema Vale como a primeira mulher a presidir o Parlamento estadual. “Nossa presidente Iracema Vale, ex-vereadora, ex-prefeita e enfermeira, merece essa honraria. Tenho certeza de que, assim como eu, meus colegas parlamentares também admiram a liderança dessa grande mulher que vem fazendo história. O Maranhão e São Luís precisam conhecer essa trajetória.”, afirmou, parabenizando o vereador Astro de Ogum pela iniciativa.

Solenidade foi realizada pela Câmara Municipal de São Luís

A solenidade também reforçou o compromisso institucional entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de São Luís, fortalecendo o diálogo entre os poderes. Participaram da cerimônia os deputados estaduais Antônio Pereira (PSB) e Ana do Gás (PCdoB); o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão; vereadores da capital; além de outras autoridades e servidores.

Veja Agora: Ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, deixa regime fechado após progressão para o semiaberto

Ribamar Alves

Condenado por estupro e preso desde maio de 2024, o ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, de 70 anos, deixou o regime fechado após decisão da Justiça do Maranhão que autorizou sua progressão para o regime semiaberto.

A mudança permite que ele circule fora da unidade prisional durante o dia, devendo retornar à noite, conforme determina a legislação para esse tipo de cumprimento de pena.

Condenação e cumprimento da pena

Alves cumpre pena de oito anos de prisão, imposta em 2022, pela prática de estupro ocorrida em 2016, quando exercia o mandato de prefeito de Santa Inês. Mesmo após a sentença, ele recorreu em liberdade até que, em 2024, teve a condenação confirmada e foi detido pela Polícia Civil.

Desde então, permanecia no regime fechado, até a decisão recente que reconheceu os requisitos legais para a progressão.

O caso que levou à condenação

A vítima, uma jovem de 18 anos à época dos fatos e ligada à Igreja Adventista, estava em Santa Inês vendendo livros de porta em porta para financiar seus estudos.

Segundo as investigações, Ribamar Alves a abordou, levou-a para sua residência e ofereceu dinheiro em troca de relações sexuais. Diante da recusa, o então prefeito conduziu a jovem a um motel, onde ocorreu o abuso. A agressão foi confirmada por exame pericial.

O ex-prefeito admitiu ter se encontrado com a jovem, mas sustentou que a relação teria sido consensual — versão rejeitada pela Justiça, que entendeu que houve abuso de poder, intimidação e ausência de consentimento.

Com a progressão para o semiaberto, Ribamar Alves seguirá cumprindo pena, porém sob condições mais brandas, mantendo a obrigatoriedade de recolhimento noturno.

Dr. Julinho reúne multidão em São José de Ribamar e lança Júlio Filho como pré-candidato a deputado estadual

Júlio Filho

O clima era de emoção, pertencimento e afirmação política no grande encontro “Amigos do Dr. Julinho”, realizado neste fim de semana, que reuniu milhares de pessoas, marcou um novo capítulo para o grupo liderado pelo prefeito Dr. Julinho, que oficialmente apresentou o filho, Júlio Filho, como pré-candidato a deputado estadual para as eleições de 2026.

Sob fortes aplausos e demonstrações de apoio, Dr. Julinho destacou que o encontro simboliza união, confiança e compromisso com o futuro dos ribamarenses.

“Estamos unidos pelo futuro. Fazemos parte de algo maior, que é caminhar com confiança, guiados por um mesmo propósito: cuidar de gente, de histórias e de sonhos. Hoje, realizamos o encontro Amigos do Dr. Julinho, um momento para expressar a amizade e o pertencimento. Aproveitamos para falar sobre o futuro do nosso grupo político. Novos planos se iniciam e tenho a certeza que estaremos sempre ao lado dos ribamarenses.”, afirmou o prefeito.

A reunião política também contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado federal Fábio Macedo, que reforçou o apoio ao projeto político do grupo. Lideranças comunitárias, vereadores, secretários municipais e representantes de vários segmentos também participaram do encontro, demonstrando a força e articulação política construída em São José de Ribamar.

O anúncio da pré-candidatura de Júlio Filho foi recebido com entusiasmo pelo público presente. Em seu discurso, o pré-candidato agradeceu o apoio e reforçou o compromisso de representar São José de Ribamar e toda a região na Assembleia Legislativa.

“Esse é o nosso momento. É o momento do Júlio Filho ser representante de todos vocês a nível de Maranhão. Eu tenho certeza que, em 2026, vocês estarão bem representados na Assembleia Legislativa do Maranhão.”, declarou Júlio Filho, sendo ovacionado por milhares de pessoas que lotaram o encontro.

O evento mostrou a consolidação do grupo político de Dr. Julinho, que segue com forte influência no cenário municipal e agora amplia sua atuação para o campo estadual. A mobilização expressiva revela que o projeto político para 2026 já está em andamento — e com apoio que promete crescer ainda mais nos próximos meses.

Com o lançamento oficial da pré-candidatura, Júlio Filho entra no cenário estadual respaldado por uma das maiores bases políticas da Região Metropolitana e pela liderança consolidada do pai, reforçando a expectativa de uma campanha competitiva e alinhada às demandas da população ribamarense.

Veja Agora: Dr. Antônio Borba se destaca em convenção do MDB e ressalta força dos municípios no novo momento do partido

O ex-prefeito de Timbiras, Dr. Antônio Borba, que estava acompanhando do seu sucessor o prefeito atuante de Timbiras, Paulo Vinícius, tiveram  participação de destaque na convenção estadual do MDB realizada nesta sexta-feira (28), no Ceprama, em São Luís. O evento, que reuniu cerca de 15 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de 182 municípios, oficializou Orleans Brandão como novo presidente estadual do partido.

Dr. Antônio Borba, reconhecido por sua atuação municipalista e por sua influência na Região dos Cocais e no interior maranhense, circulou entre lideranças, dialogou com gestores e reforçou a importância da presença massiva dos municípios no processo político que o MDB inicia.

Segundo ele, o encontro simboliza uma virada de página no estado. “Este é um novo capítulo da política maranhense. Cada município que compareceu aqui hoje tem um papel importante nesse momento. É assim que vamos contribuir verdadeiramente para esse processo e para o fortalecimento do Maranhão”, declarou Borba.

Sua presença no evento foi vista como demonstração de unidade e de fortalecimento da base municipalista do MDB, especialmente em um momento em que o partido se reorganiza para 2026.

A convenção marcou também o encerramento da gestão de Marcus Brandão, responsável por levar o MDB de 7 para 37 prefeitos eleitos em 2024, além de dezenas de vices e vereadores. Ele destacou o “preparo prático” de Orleans e sua sintonia com o grupo político do Palácio dos Leões.

“Depois do governador, ninguém conhece o Maranhão como ele”, afirmou.

Mensagens enviadas por José Sarney e Roseana Sarney reforçaram a integração do MDB maranhense à liderança nacional do partido. Já o presidente nacional, Baleia Rossi, foi direto ao afirmar que Orleans é o nome capaz de transformar o crescimento atual em hegemonia eleitoral e projetar o partido para a disputa pelo Governo do Maranhão.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, reforçou o peso político do encontro ao destacar a presença de 20 deputados estaduais.

Evento aponta para 2026

Com a participação de deputados federais como Isnaldo Bulhões e Yuri do Paredão, a convenção deixou claro que o MDB pretende entrar em 2026 com musculatura política reforçada, cenário impulsionado pelo envolvimento de lideranças como Antônio Borba e pelo protagonismo que Orleans Brandão assume a partir de agora.

Veja Agora: Lula e André Fufuca lançam a Universidade Federal do Esporte

Lula e o ministro dos Esportes anunciaram a criação da universidade voltada à formação esportiva. Anúncio ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto. Governo envia ao Congresso Nacional projetos de lei que criam as instituições. Também foi criada uma nova universidade  federal ligadas a causa indígenas.

O ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), foi um dos protagonistas durante o anúncio do envio ao Congresso Nacional dos projetos de lei que criam duas novas universidades federais: a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte) e a Universidade Federal Indígena (Unid).

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que no discurso durante o evento fez um apelo ao Congresso, e disse que o governo pretende “brigar” para aprovar as propostas.

“Podemos não aprovar no Congresso, porque é um direito de eles querer ou não. Mas, a gente vai mandar e vai brigar. Se tiver que fazer emenda, faça pra melhorar. Piorar, jamais. Mas, melhorar sempre”, disse o petista.

Se aprovadas, as instituições têm previsão de começar a funcionar em 2027.

A UFEsporte retoma uma promessa feita por Lula em agosto, durante encontro com atletas da ginástica rítmica, quando o presidente manifestou a intenção de criar uma instituição voltada à formação e ao desenvolvimento de práticas esportivas.

Segundo o Ministério da Educação, a criação daUnid atende a uma demanda de diversos povos tradicionais.

A proposta é que a universidade funcione em rede e integre saberes tradicionais e científicos, com foco na formação de profissionais indígenas.

Durante a solenidade, o ministro do Esporte, André Fufuca, afirmou que a universidade do Esporte contemplará formações em diversas áreas ligadas à prática esportiva.

“Vai ter curso de marketing esportivo, direito esportivo, medicina esportiva, para capacitar para serem grandes técnicos, preparadores e acima de tudo construir um futuro para o esporte nacional. Hoje é dia de celebração de Brasil”, disse Fufuca.

A cerimônia no Palácio do Planalto contou com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).

O texto enviado pelo governo ainda precisa passar pela aprovação do Congresso. Caso a medida receba o aval da forma em que está, as universidades vão funcionar da seguinte forma:

UFEsporte — Universidade Federal do Esporte

Pensada para formar atletas e profissionais do setor esportivo, a UFEsporte terá sede em Brasília e centros regionais em diferentes estados. Entre os locais cotados estão os centros olímpicos do Ceará e do Rio de Janeiro, que foram construídos para as Olimpíadas.

A instituição deve priorizar o desenvolvimento científico, tecnológico e de alto rendimento no esporte.

Os cursos previstos incluem:

  • Ciência do Esporte
  • Educação Física
  • Gestão do esporte e lazer comunitário
  • Medicina esportiva e reabilitação
  • Gestão e marketing esportivo
  • Nutrição esportiva

Unid — Universidade Federal Indígena

A instituição terá sede em Brasília e será voltada à formação de estudantes indígenas, com um modelo educacional que integra saberes tradicionais e conhecimento acadêmico não indígena. A proposta busca fortalecer práticas culturais e ampliar o acesso ao ensino superior entre povos originários.

Os cursos previstos incluem:

  • Gestão ambiental e territorial
  • Gestão de políticas públicas
  • Sustentabilidade socioambiental
  • Promoção das línguas indígenas
  • Saúde
  • Direito
  • Agroecologia
  • Engenharias e tecnologias
  • Formação de professores

Via Blog Domingos Costa

MDB lota Ceprama e confirma Orleans Brandão como novo presidente estadual rumo a 2026

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) transformou o Ceprama, em São Luís na maior demonstração de força política do ano no Maranhão. A convenção estadual realizada nesta sexta-feira (28) reuniu cerca de 15 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-gestores e lideranças de 182 municípios, consolidando o partido como a sigla com a base municipal mais robusta do estado.

O evento sacramentou Orleans Brandão como novo presidente estadual do MDB, que assume a missão de conduzir o partido na caminhada rumo às eleições de 2026.

Orleans assume sob aplausos e exalta força municipalista

Recebido sob aplausos, Orleans assumiu o comando diante de uma plateia majoritariamente formada por gestores municipais, base que voltou a crescer de maneira expressiva nos últimos anos.

Ver tanta gente que faz a política do Maranhão aqui reunida é o maior combustível para continuar trabalhando pelos maranhenses”, declarou o novo presidente, destacando o caráter municipalista e a capilaridade que o MDB reconstruiu no estado.

Gestão Marcus Brandão impulsiona salto histórico

Os números apresentados durante a convenção funcionaram como um verdadeiro relatório de gestão. Sob a condução do presidente estadual Marcus Brandão, o MDB deu um salto expressivo: passou de 7 para 37 prefeitos eleitos em 2024, além de dezenas de vice-prefeitos e vereadores espalhados por todas as regiões do Maranhão.

Ao se despedir da presidência, Marcus fez questão de sublinhar o “preparo prático” de Orleans e insinuou que o novo dirigente já opera em sintonia com o núcleo político do Palácio dos Leões.

Depois do governador, ninguém conhece o Maranhão como ele”, afirmou Marcus Brandão, arrancando aplausos do público e reforçando a musculatura interna de Orleans.

Sarney, Roseana e Baleia Rossi reforçam unidade nacional

Embora ausentes, José Sarney e Roseana Sarney enviaram mensagens destacando que o MDB do Maranhão permanece integrado à estrutura nacional da sigla.

O presidente nacional do partido, Baleia Rossi, foi ainda mais direto ao projetar o futuro do MDB no estado. Para ele, Orleans é o nome capaz de transformar o crescimento atual em hegemonia eleitoral, mirando a maior bancada de deputados e, sem rodeios, o Governo do Maranhão em 2026.