Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Mães atípicas aprovam projeto do Centro TEA de Açailândia

Unidade de acolhimento e orientação qualificada tem o custo de R$ 4 milhões, parte do valor será de emendas do Deputado JP

Foi lançada, nesta segunda-feira (18), a pedra fundamental do Centro TEA de Açailândia. A unidade, voltada para atendimento, orientação e apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e cuidadores, é um projeto da Prefeitura Municipal com recursos destinados pelo Deputado Federal Josivaldo JP.

No marco inicial do Centro TEA, o Prefeito Dr. Benjamim apresentou o projeto para as mães e pais no auditório da Prefeitura. Os familiares elogiaram a proposta, que custará R$ 4 milhões e será construída com grande apoio do Deputado JP. Segundo Benjamim, a licitação deverá ocorrer em setembro e, a obra, iniciada ainda este ano.

“Esse Centro TEA é um sonho das mães atípicas aqui de Açailândia. Eu, como Deputado Federal, aqui ao lado do nosso Prefeito Benjamim, ficamos felizes em poder trazer essa realidade. Esse será o primeiro Centro TEA do Nordeste com essa envergadura”, ressaltou JP. Para o Prefeito, a iniciativa enfatiza a atenção dele e do Deputado com os portadores de deficiências. “Tenho certeza que esse projeto vai marcar não só Açailândia, mas todo o Maranhão, e vai mostrar que nós temos preocupações com as pessoas que têm necessidades especiais.”

Os vereadores do município presentes no evento parabenizaram o empenho de JP pela população açailandense. Thiago Ferreira destacou que o Centro TEA é um presente para Açailândia, para a região e para o estado do Maranhão. Desta maneira, parabenizou a união de forças. “O que nós estamos recebendo aqui hoje em Açailândia é algo histórico. E com essa parceria entre a Prefeitura, o Deputado JP e a Câmara Municipal, a cidade só tem a ganhar, e esse Centro TEA, certamente, vai ser histórico na vida de todas as mães e pais atípicos da cidade.”

Grupo de Natércio 30 aparece ligado a escândalo de R$ 50 milhões do FUNDEB em Caxias

A Operação Lei do Retorno, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (19), revelou um suposto esquema de desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), que pode ter ultrapassado a marca de R$ 50 milhões entre os anos de 2021 e 2025.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas cidades do Maranhão incluindo Caxias, São Luís, São José de Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra e Joselândia além de Teresina, no Piauí.

Um dos principais alvos da operação é o ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil, aliado político de Natércio Santos, atual vice-prefeito de São José de Ribamar. O envolvimento do grupo político de Natércio, conhecido como “Natercio 30”, no escândalo, gera forte repercussão e pode trazer consequências no cenário político ribamarense, onde o vice vem se articulando como a principal liderança da família Gentil.

Prefeito Gilson Lima faz balanço dos quase oito meses de gestão e apresenta novo coordenador de comunicação do município

Na tarde desta segunda-feira, o prefeito de Presidente Sarney, Gilson Lima, realizou uma reunião com sua equipe de secretários para tratar de assuntos estratégicos da administração municipal. O encontro teve como foco principal o balanço das ações em andamento e o alinhamento das diretrizes de comunicação do município.

Na ocasião, e dentro do contexto dos quase oito meses de sua gestão, o prefeito apresentou oficialmente Wellington Sérgio, ex-secretário de Comunicação de Pinheiro, que assume a função de coordenador de comunicação em Presidente Sarney.

Para Wellington Sérgio, integrar a equipe representa uma grande honra. Ele agradeceu à primeira-dama Hayla Lima e ao prefeito Gilson Lima pela confiança e pela oportunidade de contribuir com a gestão municipal. Wellington destacou ainda que está preparado para assumir esse desafio e colaborar para o fortalecimento da comunicação em benefício da população.

A reunião também serviu para que o prefeito Gilson Lima pudesse fazer uma avaliação e um balanço dos quase oito meses de gestão, conversando com os secretários e promovendo importantes alinhamentos para melhorar ainda mais a administração municipal.

“Foi um momento muito importante para fazermos uma avaliação e um balanço desses quase oito meses de gestão. Agradeço a presença e o empenho de todos os secretários, que têm trabalhado diariamente pelo desenvolvimento de Presidente Sarney. Também aproveito para dar boas-vindas ao Wellington Sérgio, que passa a ser nosso coordenador de comunicação. Tenho certeza de que, com sua experiência, ele vai somar muito para que possamos seguir avançando e fortalecendo nossa gestão”, destacou o prefeito Gilson Lima.

Escândalo em São José de Ribamar: Assessor da Prefeitura tenta liberar empresa irregular e levanta suspeitas

São José de Ribamar, MA – A cidade foi palco de um episódio que coloca em xeque a atuação de agentes públicos. A empresa Lojas Noroeste, recém-inaugurada na Estrada de Ribamar, no bairro Tijupá Queimado, foi interditada pela SEMREC (Secretaria Municipal da Receita e Fiscalização Urbanística) na tarde desta segunda-feira (18), após a constatação de diversas irregularidades em sua operação.

O caso ganhou contornos ainda mais graves quando André Siqueira, assessor da Prefeitura de São José de Ribamar, foi flagrado enviando mensagens via WhatsApp a um servidor da SEMREC, tentando coagi-lo a liberar o estabelecimento irregular.

As mensagens apontam um episódio como um claro exemplo de coação moral e favorecimento indevido, levantando suspeitas sobre possíveis interesses por trás da ação e questionando a postura do mesmo que representa o poder público municipal.

Até onde vai a influência de agentes públicos para proteger empresas irregulares?

“SÃO LUÍS NÃO PRECISA SÓ DE NOVAS LEIS, MAS SIM CUMPRIR AS QUE JÁ EXISTEM”, RESSALTA MARQUINHOS

Na sessão desta segunda-feira (18), na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Marquinhos (União), ressaltou que a cidade precisa, sim, de novas leis que atendam os anseios do povo, mas, acima de tudo, necessita que os direitos já conquistados sejam respeitados e garantidos na prática. Afinal, “de que adianta aprovar leis importantes se a própria população nem chega a tomar conhecimento delas?”, e apresentou propostas ousadas e inteligentes:

• Criação de uma comissão parlamentar para atuar em conjunto com o Tribunal de Justiça do Maranhão, o Ministério Público e o Executivo, no sentido de avaliar o real cumprimento das leis municipais.
• Produção de cartilhas físicas e digitais, simples e acessíveis, para que a população possa conhecer de forma clara os seus direitos e cobrar o que é seu por lei.
• Implantação de novos canais de comunicação entre a Câmara e o povo, aproximando o Legislativo da vida cotidiana da cidade.

“São Luís não precisa apenas de novas leis. Precisa, principalmente, de respeito às leis que já existem e que garantem os direitos da nossa gente. Não podemos permitir que conquistas importantes fiquem esquecidas em gavetas ou sejam tratadas apenas como papel sem valor”, frisou Marquinhos.

A fala do parlamentar ecoou forte no plenário e caiu como um chamado à responsabilidade coletiva. O discurso de Marquinhos não foi apenas uma cobrança institucional, mas um grito em favor da cidadania, reforçando que o povo tem direito não só de ser ouvido, mas também de ter suas garantias respeitadas de ponta a ponta.
Esta proposta de dar visibilidade às leis e de criar instrumentos de fiscalização é um passo decisivo para fortalecer a democracia, a cidadania e a confiança no Legislativo.

Atenção Credores: Investigação Revela Possível Transação Milionária de Ex-Empresário.


Blog apura que ex-empresário, conhecido como H. J. P. dos R., já processado por diversos credores, pode ter participado de venda milionária de imóvel. Documentos oficiais serão divulgados em breve.

Chegaram a este blog diversos relatos de credores — pessoas físicas e jurídicas — que aguardam o pagamento de dívidas por parte de um ex-empresário cujo primeiro nome começa com a letra “H”. Documentos judiciais indicam que existem várias ações em andamento contra ele, e que, em suas manifestações, o investigado alega não possuir recursos financeiros para quitar os débitos.
No entanto, investigações conduzidas pela nossa equipe apontam que esse ex-empresário participou recentemente de uma negociação imobiliária de valor milionário. A transação, se confirmada, pode abrir caminho para que credores busquem o recebimento de seus créditos por meio das vias legais.
Nos próximos dias, este blog divulgará o nome completo do investigado e o documento oficial da transação, a fim de que todos os interessados possam adotar as medidas cabíveis.
Reforçamos que nossa apuração busca informar de forma responsável, com base em registros e documentos oficiais, e que todos os dados serão divulgados de acordo com os princípios de transparência e interesse público.
Fiquem atentos às próximas atualizações.

Jonas Magno inaugura moderno Centro de Diagnóstico por Imagem em Rosário

Novo espaço, inaugurado com apoio do senador Weverton, amplia portfólio de serviços, eleva ainda mais a qualidade assistencial e reforça o posicionamento do Hospital Municipal como referência em saúde na região

Com o compromisso de oferecer uma assistência cada vez mais integrada, segura e resolutiva, o prefeito Jonas Magno (PDT), inaugurou neste sábado, 16/08, um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), no Hospital Municipal de Rosário (HMR), para atendimento de saúde da população rosariense.

Os novos equipamentos, de última geração, vão possibilitar o diagnóstico precoce de uma série de doenças e agilizar o início do tratamento dos pacientes, em especial aqueles que moram nas comunidades da zona rural.

Viabilizados com apoio do senador Weverton Rocha (PDT), os equipamentos visam renovar o parque tecnológico da unidade de saúde. A recente instalação já foram realizados mais de 1.394 exames de raios X, mais de 944 tomografias, 87 mamografias e 461 ultrassonografias, totalizando mais de 2.884 atendimentos por mês.

Em discurso, Jonas destacou a modernização dos equipamentos e agradeceu a parceria do senador Weverton pelo apoio nas melhorias que o hospital está recebendo. Segundo o prefeito, a chegada do tomógrafo representa um marco para a saúde da região.

“Agradecemos o apoio e parceria do senador Weverton por nos ajudar na viabilização destes equipamentos, que vão ajudar a cuidar da saúde de quem precisa de atendimento. Trata-se de um equipamento que poderá ser decisivo em muitos diagnósticos. É um ganho para toda a rede de atenção, que passa a contar com mais um serviço essencial para salvar vidas”, frisou.

O senador Weverton reforçou o compromisso do mandato em ampliar e qualificar os serviços ofertados à população. Ele disse acrescentou ainda que o centro de imagem vai possibilitar aos pacientes rosarienses terem acesso o que há de mais moderno no que diz respeito a exames de imagem, e com qualidade, sem ter que sair do município.

“É a maior unidade de diagnóstico por imagem [em funcionamento] do interior do estado, com os equipamentos mais modernos e sofisticados que existem no mercado. O centro vai possibilitar aos pacientes rosarienses terem acesso o que há de mais moderno no que diz respeito a exames de imagem, e com qualidade, sem ter que sair da cidade”, disse.

Mais investimentos

Além do moderno centro de imagem, o prefeito e o senador entregaram uma série de benefícios ao município como, por exemplo, 30 barracas Codevasf, 10 motores de rabeta, 14 caixas d’água, 14 bombas d’água.

Na ocasião, o evento contou com música ao vivo para celebrar a chegada de mais investimentos, mais recursos e prosperidade para a cidade. Além das atrações culturais, o ato contou com a realização de uma feira com as empreendedoras rosarienses.

Paulo Victor lança projeto Ilha Bela com 200 vagas gratuitas de balé e capoeira para crianças da Cidade Operária

O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, lançou o projeto Ilha Bela, que vai oferecer gratuitamente 100 vagas para aulas de balé, destinadas a crianças de 3 a 13 anos, e 100 vagas para aulas de capoeira, voltadas para crianças de 6 a 14 anos, no polo da Cidade Operária.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de link disponível no Instagram do vereador. Podem se inscrever crianças da Cidade Operária e região.

A iniciativa busca ampliar o acesso à prática esportiva e cultural, proporcionando às crianças oportunidades de aprendizado, socialização e desenvolvimento físico e emocional.

O balé, além de trabalhar a disciplina e a postura, contribui para a coordenação motora, flexibilidade e musicalidade, desenvolvendo também a concentração e a autoestima dos pequenos. Já a capoeira, patrimônio cultural brasileiro, une arte marcial, música e cultura, favorecendo o condicionamento físico, a agilidade e o respeito ao próximo, além de reforçar a identidade cultural.

“O projeto Ilha Bela chega para transformar vidas através da arte e do esporte, garantindo que nossas crianças tenham acesso a atividades que formam não só o corpo, mas também o caráter e os valores para toda a vida”, destacou Paulo Victor.

Com o novo polo na Cidade Operária, o projeto já possui outros polos ativos na Madre Deus, São Cristóvão e Cohab com aulas de balé, e reafirma o compromisso de levar oportunidades para mais bairros de São Luís, incentivando a cultura e o esporte como ferramentas de inclusão social e cidadania.