Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Irregularidades levam MPC a pedir desaprovação das contas de Luis Mendes referentes a 2023

Luiz Movelar Filho Ex-prefeito

O Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC) emitiu um parecer contundente recomendando a desaprovação das contas de governo do então prefeito de Coroatá, Luis Mendes Ferreira Filho, referentes ao exercício financeiro de 2023. O documento, assinado pelo procurador Douglas Paulo da Silva, destaca uma série de irregularidades consideradas graves, materiais e não sanadas, comprometendo a transparência e o equilíbrio fiscal da administração municipal.

Déficit superior a R$ 36 milhões e falhas fiscais

De acordo com o parecer, a gestão de 2023 apresentou um déficit orçamentário acima de R$ 36 milhões, revelando descontrole nas contas públicas. O MPC aponta que, diante da queda de receitas, o prefeito não adotou medidas impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para contenção de gastos, descumprindo determinações essenciais ao equilíbrio financeiro do município.

Além disso, houve baixa eficiência na arrecadação tributária, impactando diretamente a capacidade financeira da administração.

Gastos com pessoal acima do limite legal

O Ministério Público de Contas também identificou que as despesas com pessoal ultrapassaram o limite estabelecido pela LRF, situação que reforça o cenário de desorganização fiscal. Mesmo diante desse quadro, a gestão não apresentou ações para readequação, agravando a violação legal.

Descumprimento de índices obrigatórios do Fundeb

Um dos pontos mais críticos destacados pelo MPC envolve o Fundeb. Segundo o parecer, o município falhou em vários requisitos essenciais:

  • Formação inadequada do fundo;

  • Descumprimento do percentual mínimo para valorização dos profissionais da educação;

  • Não aplicação adequada da complementação VAAT, especialmente em educação infantil e despesas de capital.

O órgão sinaliza que tais falhas comprometem diretamente a qualidade da educação pública e ferem normas constitucionais e legais.

Inconsistências contábeis e falta de notas explicativas

A área contábil também foi alvo de forte crítica. O MPC identificou:

  • Inconsistências entre demonstrativos contábeis;

  • Ausência de notas explicativas obrigatórias;

  • Divergências entre a Lei Orçamentária Anual (LOA), os balanços e os relatórios fiscais;

Além disso, o exercício foi encerrado com restos a pagar sem disponibilidade financeira, caracterizando violação direta das regras de responsabilidade fiscal e do princípio do equilíbrio.

Defesa considerada insuficiente

A defesa apresentada por Luis Mendes Ferreira Filho não conseguiu sanar os problemas apontados. Para o MPC, os argumentos foram insuficientes e, em alguns trechos, fundamentados em demonstrativos incompatíveis com os documentos oficiais.

Recomendação ao TCE-MA

Diante da gravidade e do volume das irregularidades, o Ministério Público de Contas recomendou que o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) emita parecer prévio pela desaprovação das contas de governo de Coroatá no exercício de 2023.

A decisão final do TCE-MA será determinante para avaliar responsabilidades e possíveis consequências políticas e administrativas para o ex-gestor.

Josivaldo JP e Damião Feliciano discutem PEC da Reparação Econômica e da Igualdade Racial no programa CÂMARA DEBATE

Os Deputados Federais Josivaldo JP (PSD) e Damião Feliciano (União-PB) participaram do programa CÂMARA DEBATE desta quarta-feira (26). Os parlamentares discorreram sobre a PEC 27/2024, proposta que cria o FUNDO NACIONAL DE REPARAÇÃO ECONÔMICA E DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL e está para votação na Comissão Especial que analisa o tema.

O jornalista Marcelo Westphalem comandou o debate da TV Câmara, e questionou o Deputado JP sobre o risco 2,7 vezes maior de um negro ser vítima de homicídio em relação a uma pessoa branca. O parlamentar é Vice-Presidente da Comissão Especial e lembrou que a falta de ações e diretrizes do Estado para resolver problemas sociais e promover o desenvolvimento da população negra ao fim da escravidão, levou os pretos e pardos à marginalização social. “Quando houve a abolição da escravidão, o que o Estado fez? Apenas os abandonou, não levou investimento na área da saúde, direito à moradia, saneamento básico. E hoje essa população ainda vive marginalizada, nas periferias, dentro das favelas e com muitas necessidades de políticas públicas. É por isso que estamos debatendo a PEC da Reparação Econômica e da Igualdade Racial”, considerou JP.

O Deputado Damião Feliciano, autor da PEC 27, destacou que a população negra precisa concorrer com igualdades de condições. Deve estudar outras línguas, tecnologia e adquirir mais conhecimentos, porque tem competência para transformar a atual realidade. Segundo ele, o povo preto e pardo precisa apenas de “oportunidade”.

O vídeo completo do CÂMARA DEBATE sobre a PEC 27/2024 por ser assistido por este link: https://l1nq.com/tmrw2

Deputados comemoram decisão do STF que consolida Iracema Vale no comando da Alema

Foto Reprodução

O Supremo Tribunal Federal confirmou, na segunda-feira (24), a reeleição da deputada Iracema Vale (PSB) para a Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, encerrando o impasse jurídico que se arrastava desde 2024.

O julgamento do STF, concluído no plenário virtual, na noite de segunda-feira, ganhou repercussão na sessão plenária da Alema desta terça-feira (25). Os deputados Júnior Cascaria (Podemos), Dra. Helena Duailibe (PP) e Ana do Gás (PCdoB) parabenizaram a vitória da deputada Iracema Vale.

O primeiro orador a abordar o assunto foi o deputado Júnior Cascaria. Ele declarou que a deputada Iracema Vale conquistou no STF uma grande vitória, sacramentada pelo voto unânime de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal.

“Todos os ministros votaram a favor para garantir de forma verdadeira a vitória da deputada Iracema, já que fomos nós que votamos e lhe reconduzimos para a Presidência desta Casa por mais um biênio, no dia 13 de novembro de 2024. Meus parabéns, que o nosso Cristo continue nos abençoando!”, exclamou Júnior Cascaria.

A deputada Dra. Helena Duailibe também fez questão de parabenizar a deputada Iracema. “Ela sempre está aqui a reafirmar seus compromissos, e tenho certeza de que vai continuar a missão de conduzir tão bem esta Casa e agora com toda tranquilidade, por esta vitória gigantesca”, enfatizou.

A deputada Ana do Gás disse que o Supremo Tribunal Federal fez justiça à deputada Iracema Vale. “Faço aqui as minhas palavras agradecendo a Deus pelo resultado, pela justiça, principalmente divina. Então, o que aconteceu na sua vida, minha presidente, não é apenas uma vitória jurídica, mas um marco espiritual, moral, emocional, pois poucas pessoas têm a coragem de ir até o fim e menos ainda conseguem permanecer firmes diante de tanta perseguição, diante de tanta pressão, mas a senhora, minha Presidente, permaneceu e venceu”, ressaltou Ana do Gás.

Ary Menezes se reúne com Carlos Brandão e apresenta pacote de demandas para Nova Olinda do Maranhão

Atendendo ao convite do governador Carlos Brandão, o prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes, esteve no Palácio dos Leões para tratar de uma série de demandas prioritárias para o desenvolvimento do município.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Ronildo da Farmácia; dos vereadores Bene, Jotinha, Belimario, Júnior Boêmio, Rita Cardoso e Camila da Enfermagem; além do secretário Orleans Brandão, da secretária Natassia Weba e do líder político Hemetério Weba.

Durante a reunião, o prefeito apresentou solicitações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura, à ampliação de serviços essenciais e à melhoria da qualidade de vida da população. Entre as pautas discutidas com o governador estiveram a perfuração de novos poços artesianos, a construção de pontes de concreto, a implantação de pavimentação em asfalto e bloquetes em diversos pontos da cidade e a necessidade de modernização da iluminação do Estádio Mangueirão para garantir mais segurança na realização de eventos esportivos.

O prefeito também pleiteou a construção de uma Areninha e de uma Praça da Família no bairro do Trator, ampliando os espaços de lazer e convivência para a comunidade. Outro ponto importante foi o pedido para implantação de um Colégio Militar no município, oferecendo mais opções educacionais e reforçando a qualidade do ensino.

Na área da saúde, Ary Menezes ressaltou a importância da nova ambulância destinada ao município, destacando que o veículo já foi recebido e reforça a estrutura de atendimento à população. Também foi solicitado apoio para construção do Portal da Cidade, que dará mais identidade e valorização à entrada de Nova Olinda.

“Nova Olinda vive um novo tempo. Estamos trabalhando dia e noite para garantir investimentos que realmente transformem a vida das pessoas. Agradeço ao governador Carlos Brandão por sempre receber nossas demandas com atenção e por caminhar conosco nesse projeto de desenvolvimento para o nosso povo”, afirmou o prefeito.

Veja Agora: Aniversário de Dra. Natassia Weba e Emilio Weba reúne multidão em Nova Olinda

Nova Olinda viveu uma noite de festa neste domingo 23 de novembro durante a celebração do aniversário de Dra. Natassia Weba e Emilio Weba. O evento foi aberto ao público e atraiu uma multidão para acompanhar um dos shows mais aguardados do momento o do cantor Eric Land que animou o público com seus maiores sucessos.

A comemoração contou com a presença de importantes lideranças políticas como Hemeterio Weba o deputado Fábio Macedo, Fábio Filho e o prefeito Ary Menezes que fizeram questão de prestigiar os aniversariantes e interagir com a população. O clima foi de alegria integração e forte participação popular reforçando a relação da família Weba com o município.

A noite especial marcou não só o aniversário dos homenageados mas também um momento de união comunitária com grande estrutura de palco som e segurança oferecendo à população uma festa organizada e acessível.

O evento se destacou como uma das maiores celebrações do ano em Nova Olinda evidenciando o prestígio da família Weba e o carinho do povo pela história construída por eles na cidade.

Presidente Sarney vence fora de casa e fica mais perto da final do Copão da Baixada

A Seleção de Presidente Sarney deu um passo importante rumo à grande final do Copão da Baixada. Jogando fora de casa, no Estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro, a equipe sarneyense mostrou força, determinação e garra ao vencer os donos da casa por 2 a 1, neste domingo. Os gols foram marcados por Cléber e Zé Pedro, garantindo a vantagem para o jogo de volta.

O resultado fora de casa reforça o excelente momento da equipe, que vem representando com orgulho cada cidadão de Presidente Sarney e mostrando evolução a cada partida. Para o prefeito Gilson Lima, o desempenho do time é reflexo de trabalho sério e investimento no esporte local.

“Nossa seleção tem mostrado dedicação e amor pela camisa. Essa vitória fora de casa é resultado do empenho dos atletas, da união da equipe técnica e do apoio da nossa torcida. Seguimos confiantes e acreditando no potencial desses jovens que elevam o nome do nosso município com tanta garra.”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Cléber Pereira, também celebrou o resultado e reforçou o papel do esporte na construção de oportunidades. “Essa vitória mostra que estamos no caminho certo. O apoio da gestão tem sido fundamental para fortalecer o trabalho do esporte no município. Agora é manter o foco e contar com a energia da nossa torcida no jogo de volta.”

Jogo de volta – A partida decisiva acontecerá neste sábado (29), no estádio Moreirão de Presidente Sarney, onde a Seleção Sarneyense jogará ao lado de sua torcida, em busca da tão sonhada vaga na grande final. O jogo está previsto para ter início às 15h30. O Copão da Baixada é realizado pela Liga de Futebol da Baixada, com apoio da Prefeitura de Presidente Sarney, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Antônio Borba lança pré-candidatura a deputado estadual em grande encontro com lideranças e apoiadores em Timbiras

Em um evento marcado por forte presença popular e um clima de entusiasmo político, o ex-prefeito de Timbiras e reconhecida liderança regional, Antônio Borba, lançou oficialmente sua pré-candidatura a deputado estadual para as eleições de 2026. A grande reunião reuniu amigos, apoiadores, lideranças comunitárias e diversas personalidades políticas, consolidando a força do seu nome e o apoio crescente à nova caminhada.

Mais de 200 lideranças de Timbiras, tanto da zona urbana quanto da zona rural, estiveram presentes, lotando o espaço do encontro e demonstrando que a população timbirense abraça com firmeza o projeto político de Borba. Para muitos, este é o momento de levar para Brasília a voz e as demandas da região, representadas por alguém que já comprovou compromisso, trabalho e resultados.

Em um discurso emocionado e firme, Antônio Borba reforçou sua motivação e seu propósito de seguir trabalhando pelo povo maranhense.

“Eu só preciso de uma coisa: de Deus e do apoio de vocês. Vocês podem contar comigo que eu vou pra cima. Serei um deputado da mesma forma que fui enquanto prefeito. Vou lutar dia e noite por nossa cidade”, declarou, arrancando aplausos do público.

Borba destacou ainda que sua trajetória como gestor municipal marcada pela proximidade com a população, obras estruturantes e políticas sociais o credencia a buscar um mandato federal, ampliando sua capacidade de defender Timbiras e diversas outras cidades do Maranhão.

 

Prefeito Adriano Freitas Entrega Mais uma Ambulância 0 km para a População de São Vicente

A saúde de São Vicente acaba de receber um importante reforço. O prefeito Adriano Freitas entregou hoje mais uma ambulância 0 km, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo mais segurança e agilidade nos serviços de urgência e emergência do município.

Com essa nova aquisição, já são duas ambulâncias entregues em 2025, a primeira foi entregue no mês de agosto, demonstrando o compromisso da gestão com a renovação da frota e a melhoria contínua da estrutura da saúde pública vicentina.

O prefeito ainda anunciou uma excelente novidade: em dezembro, São Vicente receberá mais uma ambulância 0 km, totalizando três veículos novos colocados à disposição dos vicentinos em apenas poucos meses.

Essas entregas fazem parte de um plano de modernização do atendimento em saúde, garantindo que a população conte com serviços mais rápidos, humanizados e equipados para salvar vidas.

São Vicente avança, e a saúde avança junto!