Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Prefeitura de Presidente Sarney e Fesma iniciam atendimento de saúde em comunidades quilombolas

Ação conjunta prioriza cuidados com a saúde da mulher e leva serviços médicos a povoados quilombolas do município.

A Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) iniciou, nesta terça-feira (12), uma série de atendimentos voltados às comunidades quilombolas de Presidente Sarney, com ênfase nos cuidados à saúde da mulher.

O primeiro povoado contemplado foi Bebe Fumo, que recebeu as equipes da Fesma, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Seir). Além de consultas e orientações, a ação busca ampliar o acesso aos serviços básicos de saúde e promover a prevenção de doenças.

A programação prevê a visita a outras comunidades quilombolas do município ao longo da semana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, e a Prefeitura de Presidente Sarney, sob a gestão do prefeito Gilson Lima.

Veja Agora: Vice-prefeito é acusado de estuprar e agridir com tapas vereadora dentro da presidência da Câmara de Afonso Cunha

O vice-prefeito da cidade de Afonso Cunha, Floriano Pereira da Costa (PDT), foi acusado de tentativa de estupro e agressão física pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Júlia Pereira (PL). Segundo a parlamentar, o episódio ocorreu dentro do gabinete da Presidência da Câmara durante uma reunião institucional.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Júlia relatou que foi violentamente atacada por Floriano. Ela afirma que teve parte da roupa rasgada, foi agredida com um soco no rosto e teve suas partes íntimas tocadas pelo vice-prefeito. “Ele me puxou pelo cabelo, me jogou no sofá e tentou me violentar. Eu gritei, e ele me deu um soco. Estou gravando esse vídeo por respeito às mulheres, para que nenhuma outra passe pelo que eu passei”, disse a parlamentar.

A vereadora ainda disse que, anteriormente, já havia sido alvo de comportamentos inadequados por parte de Floriano, caracterizados por ela como “brincadeiras” de cunho sexual. Ela afirmou que levará o caso à Justiça.

Vice-prefeito nega acusações

Floriano Pereira se manifestou por meio de nota oficial, negando as acusações. Para ele, trata-se de uma denúncia caluniosa com o objetivo de desgastá-lo politicamente. “Repudio veementemente essas acusações. Elas são infundadas e têm o claro propósito de destruir minha imagem e manchar minha trajetória pública. Sempre atuei com respeito, ética e responsabilidade”, afirmou.

O vice-prefeito declarou ainda que confia na apuração dos fatos e afirmou que sua conduta jamais foi incompatível com os valores que defende. A Polícia Civil informou que irá abrir investigação para apurar as denúncias apresentadas pela vereadora.

Câmara dos Deputados aprova PL do Deputado JP que beneficia MEI em conta de energia elétrica

Foi aprovado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei (PL) 1377/2022, do Deputado Federal Josivaldo JP (PSD). A proposta estabelece os mesmos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica a unidade consumidora cujo titular seja Microempreendedor Individual (MEI).

O Relator do PL 1377, Deputado Lucas Ramos (PSB-PE), enfatizou que a proposta representa “importante incentivo para que esses microempreendedores tenham melhores condições de manter ou mesmo de expandir seus negócios, acarretando benefícios que se disseminarão por nossa economia, gerando renda, postos de trabalho e, inclusive, mais arrecadação”.

O texto aprovado, define que a Tarifa Social de Energia Elétrica será aplicada para somente uma única unidade consumidora por família de baixa renda inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) ou tenha entre seus moradores quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Comemorando a aprovação, JP explica a importância de estabelecer iniciativas que contribuam para a renda dos pequenos empreendedores. “O MEI tem um faturamento modesto e, na maioria das vezes, passa dificuldades para manter seu negócio. Assim, a redução do valor da conta de energia elétrica contribuirá para a continuidade das atividades destes empreendedores e incentiva a geração de novos negócios formais.”

Os deputados Vitor Lippi (PSDB-SP) e Aliel Machado (PV-PR) elogiaram o PL de JP. Na avaliação de Lippi, os empreendedores têm significativa importante na economia brasileira. “Primeiro eu queria cumprimentar muito o Deputado Josivaldo e o Deputado Lucas Ramos pela oportunidade [de falar sobre essa proposta]. Se tem algo que é relevante para o nosso país é o empreendedorismo. E quando o empreendedorismo está na baixa renda, nas pessoas que tem risco social, que estão no CadÚnico, mais ainda que temos que ficar atentos para dar uma oportunidade para eles crescerem”, considerou.

O PL 1377/2022 agora será debatido nas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Ele tem apreciação conclusiva pelas comissões, não precisando ser votado no Plenário da Câmara.

Jonas Magno participa da reabertura dos trabalhos legislativos e faz balanço da gestão

Em discurso, o prefeito ressaltou a importância da interlocução do Executivo com a Câmara Municipal para que os dois possam trabalhar em harmonia em prol dos interesses da população rosariense.

O prefeito Jonas Magno (PDT) participou da sessão solene de abertura do segundo semestre de trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Rosário, nesta segunda-feira (11/8). Na ocasião, ele apresentou balanço de ações da sua administração, que já está próxima de atingir 50% das metas estabelecidas pelo plano de governo, mesmo com 16% do exercício do mandato.

“Hoje, na retomada dos trabalhos da Câmara Municipal, aproveito para anunciar algumas metas e prestar contas das ações governamentais realizadas ao longo desses oito meses, onde demonstramos que, com 16% do exercício do nosso mandato, já fizemos grandes feitos aqui em Rosário”, frisou.

A sessão solene foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Rachid Sauaia, e contou com a presença de diversas autoridades representantes dos dois poderes, entre elas secretários, diretores de órgãos e parlamentares.

Em seu discurso, Jonas ressaltou a importância da interlocução do Executivo com a Câmara Municipal para que os dois possam trabalhar em harmonia em prol dos interesses da população rosariense.

“É importante para mim listar tudo o que já foi feito no município durante nosso breve tempo de governo. Nunca priorizei meus interesses pessoais em detrimento da administração. Estou sempre pensando no bem coletivo, no progresso e na reconstrução. A Prefeitura Municipal de Rosário defende sempre a união entre nossos poderes, mantendo a independência e a harmonia”, completou.

O chefe do executivo rosariense fez um breve resumo dos progressos alcançados em áreas essenciais da administração, como saúde, educação e infraestrutura, mostrando que é possível fazer quando se tem honestidade, compromisso e integridade.

“É exatamente isso que estamos realizando na Prefeitura Municipal de Rosário: evidenciando que, atualmente, os recursos públicos são empregados em prol de todos, e não apenas de uma família. Anteriormente, constatamos que os fundos públicos eram utilizados para adquirir porcelanato, mansões luxuosas ou veículos importados”, concluiu.

Câmara tem salto no índice de transparência e conquista nível histórico na avaliação do TCE-MA

A Câmara Municipal de São Luís alcançou um marco histórico na avaliação de transparência pública realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). No último levantamento, referente ao período de 31 de julho a 1º de agosto de 2025, o Legislativo registrou nota 80,91 no índice geral e 80,95 nos itens essenciais, atingindo a classificação Elevado e conquistando o selo Prata de transparência.

O avanço é significativo quando comparado ao resultado de 2024, quando a Casa havia obtido apenas 35,00 pontos, na faixa de classificação “Básico”. Em pouco mais de um ano, o índice mais que dobrou, impulsionado pelo trabalho conjunto das áreas administrativas, técnicas e legislativas, aliado à implantação do novo site institucional e à reestruturação do Portal da Transparência.

De acordo com a controladora da Câmara, Cristilene Mendes Sousa Lima, a mudança estrutural e a adoção de práticas mais rigorosas no fornecimento de informações públicas também garantiram que, na avaliação da Atricon – Transparência Pública Nacional, realizada entre 22 de maio e 24 de junho de 2025, a Câmara atingisse 79,08% no índice geral, atendendo a 76,19% dos critérios essenciais e 87,5% dos critérios obrigatórios.

“A elevação da nota só foi possível graças ao esforço conjunto da equipe técnica, das unidades administrativas e dos gabinetes parlamentares, que colaboraram para a melhoria contínua dos processos internos, do acesso à informação e da fiscalização da gestão pública. Por meio de tudo isso, temos agora ainda mais transparência institucional”, enfatizou.

Com a nova conquista no ranking de transparência, a Câmara Municipal de São Luís reforça seu compromisso com a gestão pública, o acesso à informação e o fortalecimento do controle social, permitindo que a população acompanhe de forma clara e atualizada as ações e decisões do Legislativo.

Abel Rodrigues e Haroldo Paiva são empossados como procuradores de justiça

Os promotores de justiça Abel José Rodrigues Neto e Haroldo Paiva de Brito tomaram posse como os novos procuradores de justiça do Ministério Público do Maranhão. Eles foram promovidos, respectivamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, em sessão do Conselho Superior do MPMA, realizada no dia 7 de agosto em Imperatriz.

A cerimônia, realizada no gabinete do procurador-geral de justiça, contou com a participação de servidores e membros do MPMA.

Na ocasião, o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, declarou sentir-se honrado por ter presidido a sessão que os promoveu e por assinar a portaria que os designou ao novo cargo. “Quero que vocês recebam, em nome do Colégio de Procuradores, nossas boas-vindas. Estaremos juntos no trabalho da segunda instância”.

Em seguida, a procuradora de justiça Rita de Cassia Maia Baptista destacou o compromisso dos empossados com os cidadãos e a competência profissional cultivada ao longo de suas trajetórias. “São colegas valorosíssimos. Realmente, mérito não lhes falta. Sejam muito bem-vindos”.

Haroldo Paiva agradeceu a receptividade dos membros do Colégio de Procuradores e a colaboração dos promotores de justiça e servidores da instituição. “Trabalho para a sociedade e em nome dela fico feliz de chegar aqui. Sempre mantive os olhos na sociedade, principalmente, com foco nas pessoas mais desvalidas. E eu vou chegar aqui na segunda instância para continuar esse trabalho, sempre com o olhar para aqueles que precisam de nós”, declarou.

Morre Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas de todos os tempos, aos 66 anos

Arlindo Cruz

Morreu nesta sexta-feira (23), aos 66 anos, o sambista Arlindo Cruz. Ele estava afastado da cena musical desde 2017, quando sofreu um AVC. A morte foi confirmada pela família nas redes sociais do artista. Ele estava internado no hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e teve falência múltipla dos órgãos. Arlindo deixa três filhos, Arlindinho e Flora Cruz, fruto do seu casamento com Babi Cruz, e Kauan Felipe, que teve com Sandra Vieira. O velório está marcado para a manhã deste sábado (9), na quadra do Império Serrano, em Madureira, subúrbio do Rio.

 

Deputado Osmar Filho e vereadora Clara Gomes participam da inauguração do Estádio Beira-Rio na ilhinha

A revitalização do espaço esportivo foi solicitada pelo parlamentar, que acompanha de perto as demandas da comunidade desde 2009, quando iniciou sua trajetória política

Por: Mirlene Bezerra
Foto: Hamilton Jr.

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) participou, nesta quinta-feira (07), da inauguração do Estádio Beira-Rio, no bairro da Ilhinha, em São Luís. O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), do secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e da vereadora Clara Gomes (PSD), entre outras autoridades e lideranças comunitárias.

A revitalização do espaço esportivo foi solicitada por Osmar Filho, que acompanha de perto as demandas da comunidade desde 2009, quando iniciou sua trajetória política. O deputado recordou que o pedido de reforma foi feito ao secretário Orleans Brandão em setembro de 2024, após constatar a situação precária do campo durante a final de um campeonato local. “Este campo tem história, com muitas conquistas. Muitos atletas passaram por aqui. Essa história foi escrita por todos nós”, pontuou.

A obra é um marco importante para o esporte maranhense, por se tratar do primeiro campo oficial com gramado sintético do estado. O governador Carlos Brandão também reconheceu a importância da entrega: “Mesmo com o campo empoeirado, sem condições, a comunidade nunca desistiu de praticar esporte. Esse povo merece esse investimento”.

Em seu pronunciamento, Orleans Brandão agradeceu o deputado, que levou a demanda para o Governo do Maranhão. “Ninguém faz nada sozinho. A gente só faz as coisas quando tem uma boa equipe para trabalhar”, afirmou o Secretário de Assuntos Municipalistas, acrescentando que há outras grandes obras da administração estadual na região.

A vereadora Clara Gomes, aliada política e comunitária de Osmar, reforçou que a união de forças é essencial para que conquistas como essa se concretizem. Ela destacou que a requalificação de espaços públicos é uma política contínua do Governo do Maranhão, voltada para o bem-estar das comunidades.

*A obra*
A requalificação do Estádio Beira-Rio incluiu gramado sintético, melhorias estruturais e solução para problemas de drenagem e manutenção, permitindo que o local seja utilizado novamente para competições esportivas, treinos e projetos sociais.

Moradores como Yuri e Neto agradeceram o incentivo ao esporte e ressaltaram o impacto positivo da revitalização, principalmente para crianças e jovens do bairro. Já o dirigente esportivo Ricardo Paixão, do departamento de futebol do São Francisco, celebrou: “Essa revitalização é um grande passo para toda a cidade. A comunidade agradece ao governador Carlos Brandão, ao deputado Osmar Filho e à vereadora Clara.”

Durante o evento, o Governo também realizou a entrega de kits esportivos, que permitirão a retomada imediata das atividades esportivas no novo estádio.