Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

Veja Agora: Gestão de Fernando Pessoa receberá quase R$ 10 milhões em emendas federais em 2024

Prefeito Fernando Pessoa

Nos últimos três anos, Tuntum é um dos municípios maranhenses mais abençoados quando o assunto são emendas parlamentares federais, em contrapartida, é uma das piores gestões dos recursos públicos do estado.

Já foram destinados mais de R$ 60 milhões em emendas parlamentares federais a gestão de Fernando Pessoal (PDT) desde 2021. Em 2024, até a presente data, já foram destinados ao município R$ 9.967.898,00 (nove milhões novecentos e sessenta e sete mil oitocentos e noventa e oito reais) via emendas impositivas federais.

Cerca de 90% desse valor foram destinados à saúde municipal, entretanto pouco foi entregue para a população se comparada o valor e os investimentos que se tem atualmente no município. É preocupante saber que já foram destinados exatos R$ 60.873.162,00 (sessenta milhões oitocentos e setenta e três mil cento e sessenta e dois reais) ao município e mesmo assim, se tem uma das piores saúdes do Maranhão.

Veja a relação dos valores destinados via emendas de 2021 a 2024:

2021: R$ 13.069.224,00 via emendas impositivas;

2022: R$ 19.332.519,00 em emendas impositivas | R$ 7.000.294,00 via orçamento secreto (emenda do relator RP9) — Total R$ 26.332.813,00;

2023: R$ 11.503.227,00 via emendas impositivas;

2024: R$ 9.967.898,00 via emendas impositivas.

Total: R$ 60.873.162,00 (sessenta milhões oitocentos e setenta e três mil cento e sessenta e dois reais).

Fora as emendas já destinadas, a gestão de Fernando Pessoa contou com um aumento robusto de recursos na área da saúde. Porém, isso deverá ter um custo alto para o município porque existem investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal apurando o recebimento indevido de verbas devido à inserção de dados falsos em um sistema federal para aumentar os repasses aos cofres municipais.

O blog Joerdson Rodrigues fez um levantamento dos repasses constitucionais ao município de 2021 até a presente data e os valores são espantosos, uma vez que o município vivencia uma decadência histórica em gestão pública. Esses repasses totalizam R$ 282.564.290,81 (duzentos e oitenta e dois milhões, quinhentos e sessenta e quatro mil duzentos e noventa reais e oitenta e um centavos).

Juntando os repasses constitucionais somado as emendas parlamentares já destinadas ao município de 2021 a 2024 totalizam R$ 343.437.452,81 (trezentos e quarenta e três milhões quatrocentos e trinta e sete mil quatrocentos e cinquenta e dois reais e oitenta e um centavos).

Veja as informações dos repasses constitucionais:

MA
Tuntum
2021
AJUSTE FUNDEB – AJUSTE FUNDEB VAAF
R$ 987.212,60
2112308
939
MA
Tuntum
2021
AJUSTE FUNDEB – AJUSTE FUNDEB VAAT
R$ 599.140,58
2112308
939
MA
Tuntum
2021
AJUSTE FUNDEB – COUN
R$ 245.322,19
2112308
939
MA
Tuntum
2021
CIDE-Combustíveis – CIDE/Combustível
R$ 21.155,11
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FPM
R$ 25.662.398,39
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – COUN
R$ 0,00
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – COUN VAAF
R$ 14.005.596,05
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – COUN VAAT
R$ 2.995.843,25
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – FPE
R$ 7.219.561,76
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – FPM
R$ 4.432.833,41
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – ICMS
R$ 7.913.960,97
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – IPI-EXP
R$ 76.241,84
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – IPVA
R$ 413.054,98
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – ITCMD
R$ 72.603,45
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – ITR
R$ 6.834,45
2112308
939
MA
Tuntum
2021
FUNDEB – LC 87
R$ 0,00
2112308
939
MA
Tuntum
2021
ITR
R$ 45.995,62
2112308
939
MA
Tuntum
2021
LC 176/2020 (ADO25)
R$ 45.719,88
2112308
939
MA
Tuntum
2021
Royalties – CFEM
R$ 187,41
2112308
939
MA
Tuntum
2021
Royalties – FEP
R$ 562.177,13
2112308
939
MA
Tuntum
2022
AJUSTE FUNDEB – AJUSTE FUNDEB VAAF
R$ 2.205.737,70
2112308
939
MA
Tuntum
2022
AJUSTE FUNDEB – AJUSTE FUNDEB VAAT
R$ 169.056,45
2112308
939
MA
Tuntum
2022
Cessão Onerosa – PBAM
R$ 419.015,29
2112308
939
MA
Tuntum
2022
CIDE-Combustíveis – CIDE/Combustível
R$ 32.891,73
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FPM
R$ 32.324.777,41
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – AFE
R$ 10.410,30
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – COUN VAAF
R$ 16.413.000,59
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – COUN VAAT
R$ 9.201.824,76
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – FPE
R$ 9.263.260,61
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – FPM
R$ 5.772.702,23
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – ICMS
R$ 9.645.513,24
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – IPI-EXP
R$ 70.083,52
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – IPVA
R$ 576.178,64
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – ITCMD
R$ 47.492,00
2112308
939
MA
Tuntum
2022
FUNDEB – ITR
R$ 11.464,64
2112308
939
MA
Tuntum
2022
ITR
R$ 56.038,73
2112308
939
MA
Tuntum
2022
LC 176/2020 (ADO25)
R$ 49.884,60
2112308
939
MA
Tuntum
2022
Royalties – CFEM
R$ 260,47
2112308
939
MA
Tuntum
2022
Royalties – FEP
R$ 876.807,13
2112308
939
MA
Tuntum
2023
AFM/AFE – AUX
R$ 915.534,42
2112308
939
MA
Tuntum
2023
AJUSTE FUNDEB – AJUSTE FUNDEB VAAF
R$ 526.003,86
2112308
939
MA
Tuntum
2023
CIDE-Combustíveis – CIDE/Combustível
R$ 6.599,55
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FPM
R$ 33.476.578,84
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – COUN VAAF
R$ 16.517.216,29
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – COUN VAAR
R$ 779.461,92
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – COUN VAAT
R$ 18.546.852,40
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – FPE
R$ 9.710.346,07
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – FPM
R$ 6.030.628,82
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – ICMS
R$ 9.080.079,62
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – IPI-EXP
R$ 61.758,65
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – IPVA
R$ 768.816,83
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – ITCMD
R$ 53.031,56
2112308
939
MA
Tuntum
2023
FUNDEB – ITR
R$ 13.936,52
2112308
939
MA
Tuntum
2023
ITR
R$ 52.481,06
2112308
939
MA
Tuntum
2023
LC 176/2020 (ADO25)
R$ 54.473,04
2112308
939
MA
Tuntum
2023
Royalties – CFEM
R$ 269,86
2112308
939
MA
Tuntum
2023
Royalties – FEP
R$ 790.682,65
2112308
939
MA
Tuntum
2024
AJUSTE FUNDEB – AJUSTE FUNDEB VAAF
R$ 3.671.911,25
2112308
939
MA
Tuntum
2024
CIDE-Combustíveis – CIDE/Combustível
R$ 19.723,80
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FPM
R$ 10.834.118,00
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – COUN VAAF
R$ 3.222.303,08
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – COUN VAAR
R$ 439.772,34
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – COUN VAAT
R$ 5.536.751,10
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – FPE
R$ 3.378.354,70
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – FPM
R$ 2.097.449,01
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – ICMS
R$ 2.843.382,33
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – IPI-EXP
R$ 20.289,45
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – IPVA
R$ 419.499,63
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – ITCMD
R$ 8.983,08
2112308
939
MA
Tuntum
2024
FUNDEB – ITR
R$ 1.563,27
2112308
939
MA
Tuntum
2024
ITR
R$ 9.229,78
2112308
939
MA
Tuntum
2024
LC 176/2020 (ADO25)
R$ 15.713,52
2112308
939
MA
Tuntum
2024
Royalties – CFEM
R$ 455,09
2112308
939
MA
Tuntum
2024
Royalties – FEP
R$ 207.800,31
2112308
939
Por: Joerdson Rodrigues

VEJA AGORA: PREFEITO DE SANTA RITA RECORRE AO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA BARRAR EMENDAS INDICADAS POR JANCIMAURO ALBUQUERQUE

Prefeito Hilton Gonçalo

O prefeito do município de Santa Rita, Hilton Gonçalo, entrou com ação no Ministério Público recusando-se receber 2 emendas parlamentar destinadas para a construção de um terminal rodoviário somente por se tratar de recursos indicados por Jancimauro Albuquerque ao município.

Em seus recursos, o alcaide alega questões eleitorais para recusar R$ 3 milhões de reais em indicações parlamentar atendeira uma clamor da população por um terminal de transporte rodoviário.

A principal alegação do prefeito para a recusa é o simples fato de que Jancimauro fez o anúncio de indicação de emenda durante as eleições de 2022. Mas por trás de sua ação está o temor do crescimento político de seu adversário.

A ação jurídica do prefeito prejudica a população e coloca o município de Santa Rita, que é um corredor rodoviário, como um dos poucos municípios do Estado a não ter uma rodoviária.

Vale lembrar que no ano de 2020 na disputa pela prefeitura Jancimauro Albuquerque andou próximo de derrotar Dr. Hilton nas urnas, e hoje é seu principal adversário nas eleições de 2024.

Osmar Filho realiza entrega de óculos nas regiões do São Francisco e Vila Embratel

O deputado fez as entregas acompanhado de sua esposa, a advogada Clara Gomes

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) realizou neste final de semana mais uma etapa do projeto “Olhar para o Futuro”, ação que vem disponibilizando atendimento oftalmológico a milhares de pessoas das zonas rural e urbana de São Luís. Desta vez a ação fez a entrega de óculos nos bairros da Vila Embratel, no sábado (27) e do São Francisco, no domingo (28).

Na primeira etapa do projeto foram realizadas milhares de consultas em diversos bairros da capital maranhense. Nesta fase o “Olhar para o Futuro” está voltando a essas comunidades para fazer a entrega dos óculos.

“O projeto teve uma demanda tão grande, que já estamos pensando em voltar aos bairros para realizar uma nova bateria de consultas àqueles que não foram alcançados”, falou o deputado, ressaltando que o interior do estado também será beneficiado com as ações que contam com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), bem como da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e do Instituto para o Progresso Humano, Econômico e Ambiental (IPHEA).

O estudante Cauã, de 17 anos, foi um dos que foi atendido pelo projeto. “Para acompanhar as aulas, eu batia foto para depois ver. Se não fosse assim eu não enxergava nada, mesmo que eu tivesse em cima do quadro”, disse o morador do São Francisco, que foi diagnosticado com mais de seis graus de miopia na consulta que realizou.

Osmar disse que a história do estudante é apenas um exemplo das inúmeras que o projeto tem registrado durante sua execução. “O principal objetivo é garantir inclusão e uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Tenho certeza que através do projeto milhares de pessoas terão suas vidas melhoradas, como aconteceu com o Cauã”, pontuou o pedetista, que estava acompanhado de sua esposa e coordenadora de seus projetos sociais, a advogada Clara Gomes.

Por: Mirlene Bezerra

Fotos: Hamilton Jr

Veja Agora: Imperatriz chega a 200 mil eleitores e consolidação de 2º turno será aguardada

O município de Imperatriz, na região Tocantina, atingiu, neste último fim de semana, a marca de 200 mil eleitores, de acordo com informações da Justiça Eleitoral, que aguardará, até o dia 08 de maio, a consolidação dos números para decretar eleição majoritária em dois turnos pela primeira vez na história da segunda maior cidade do Maranhão.

O prazo consta no calendário para alteração de domicílio eleitoral.

“A princípio, sim [Imperatriz já alcançou os 200 mil eleitores]. Mas não estamos divulgando porque também está ocorrendo muita saída de eleitores”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador José Gonçalo Filho.

A expectativa da classe política imperatrizense é substancial.

A maioria dos agentes enxerga com bons olhos o novo cenário eleitoral desenhado para ser estabelecido.

Hoje, lideram as pesquisas de intenção de voto para Prefeitura, em situação de empate técnico, o deputado federal Josivaldo JP (PSD) e o deputado estadual Rildo Amaral (PP).

Amaral conta com o apoio do Palácio dos Leões.

JP, apesar de ser do campo bolsonarista, aproximou-se, nos últimos meses, do grupo do governador Carlos Brandão (PSB) e, hoje, apresenta um discurso de que, independentemente de questões partidárias ou ideológicas, é necessário manter boa relação com todos os campos políticos, incluindo o Governo Federal, comandado pelo PT, objetivando firmar parcerias institucionais em benefício da população.

No segundo escalão da disputa, com razoáveis percentuais de intenção de voto, aparecem o ex-deputado estadual Marco Aurélio, que retornou ao PC do B, e a primeira suplente de deputada federal, Mariana Carvalho (Republicanos), bolsonarista convicta.

Fonte: Blog do Ligeiro 

Compromisso com o futuro da educação maranhense

Vice-governador e secretário estadual de educação Felipe Camarão (PT)

Por Felipe Camarão: Desde criança, no centro do nosso lar, somos transformados pela educação que nos é transmitida. E, aqui, me refiro à educação familiar, conceitos que herdamos, valores éticos, princípios, personalidade e autonomia. Ao passo que a vida acontece e a idade avança, no sentido do entendimento de mundo e de cada etapa do amadurecer, caminhamos rumo à vida escolar em comunidade.
Após uma breve pausa, com uma experiência de quase oito anos à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do lugar de gestor e, também, de professor, estudante e pai, posso afirmar que fazer educação, construir saberes, educar, seja em qual esfera for, não é um lugar de conforto. A nossa rede de ensino estadual conta, atualmente, entre estudantes, professores e técnicos com mais de 350 mil pessoas e salta aos olhos a transformação do cenário para os dias de hoje.
Estamos em 2024 e as necessidades, formatos e alcance deste pilar da sociedade são modificados e pedem novo cálculo de rota a todo momento. Digo isto, porque os nossos estudantes estão em constante evolução, hiper conectados e, sobretudo, com demandas diferenciadas que nos impulsionam, enquanto educadores, a caminhar a passos largos para alcança-los e não os perder de vista. A docência também mudou! Motivados pelas novastecnologias educacionais, abordagens pedagógicas e expectativas sociais, está acontecendo, hoje, uma revolução no processo de ensino e aprendizagem, um modelo de ensino centrado no aluno, tornando-os parte ativa na construção do conhecimento.
A tecnologia desempenhou um papel central nessas mudanças. Plataformas de ensino online, como é o caso da nossa Plataforma Gonçalves Dias (PGD), as ferramentas de colaboração e os recursos multimídia permitem aos nossos professores a adoção de abordagens mais interativas e personalizadas. Esse novo cenário oferece aos nossos estudantes a possibilidade de sair da tradicional aula expositiva para experimentar métodos mais ativos, como projetos, disciplinas eletivas executadas em nossas unidades que valorizam a sustentabilidade, a cidadania, a comunicação, o desenvolvimento socioemocional e o protagonismo dentro e fora dos muros da escola.
Durante a última semana, participei, enquanto vice-governador e auxiliar do amigo Carlos Brandão como responsável por coordenar a Macropolítica educacional do Maranhão, de vários momentos de troca com atores da educação que estão na ponta, aqueles que vivenciam o “chão” da escola, entre seus gargalos e possibilidades, para alinhamento e escuta generosa. Entre solenidades, reuniões técnicas, conversas individuais ou coletivas, pude ouvir gestores escolares e seus auxiliares, gestores pedagógicos, professores e gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs) e o resultado final, a cada um destes momentos, foi que de todos saímos com novas metas e compromissos estabelecidos.
Essa comunicação franca, constante e aberta permite com que as políticas públicas sejam mais eficazes e alinhadas com as necessidades reais das escolas, dos nossos professores e alunos, além de ampliar o senso de comunidade e cooperação junto a todos e todas que compõe a nossa rede de ensino. As vozes da educação serão sempre ouvidas e consideradas no processo de tomada de decisão!
Destaco ainda que aproximar a equipe técnico-administrativa da Seduc ainda mais dos profissionais da ponta tem sido essencial para movermos juntos essa engrenagem da Educação e para compreendermos a constante necessidade de mutação do próprio sistema. A educação, meus amigos, não funciona através de fórmulas concebidas e previsíveis, mas à base de muita oxigenação, escuta e compromisso.
O compromisso com o futuro da educação é um sentimento que me move há muito tempo, antes mesmo da vida pública, afinal, escolhi tornar-me professor a partir do desejo genuíno de inspirar, guiar e fazer a diferença na vida das pessoas. Sigo, porém, agora, em outro papel e em nova etapa, junto com a grande equipe da Educação, modificando vidas para superar os números da alfabetização por todo o Estado e garantir aos nossos jovens e adultos, ainda no analfabetismo, que encontrem a luz!

Veja Agora: Empresa I O S Empreendimentos fatura alto com manutenção de iluminação pública em Porto Franco

 

Levantamento aponta possível irregularidade nos serviços prestados pela empresa

No município de Porto Franco, uma investigação está sendo instaurada após um levantamento revelar que a empresa I O S Empreendimentos EIRELE faturou uma quantia significativa apenas com a mão de obra na manutenção do sistema de iluminação pública.

Segundo registros de notas de liquidação e comprovantes de pagamento, a empresa teria recebido do município o montante de R$ 2.290.822,21 no ano de 2023, exclusivamente pela prestação de serviços de manutenção e venda de material elétrico.

Entretanto, surge a dúvida: será que todo esse valor foi pago apenas pelos serviços prestados? Um detalhado levantamento está sendo conduzido pelo blog Carlos Dantas, analisando minuciosamente todas as notas fiscais relacionadas aos serviços prestados pela empresa. Até o momento, todas as notas recebidas indicam apenas a prestação de serviço, sem mencionar a venda de qualquer material.

Caso seja confirmado que a empresa realizou apenas serviços e não adquiriu nenhum material, surgem questionamentos sobre a origem do material utilizado e quem foi responsável pela sua aplicação. A falta de notas fiscais de compra de material junto à SEFAZ levanta suspeitas sobre a legalidade dos procedimentos.

Este é mais um caso que requer a atenção do Ministério Público, para investigar a fundo e esclarecer as possíveis irregularidades envolvendo a empresa I O S Empreendimentos EIRELE e a prestação de serviços de manutenção da iluminação pública em Porto Franco.

Publicado por: Carlos Dantas 

Ricardo Murad faz convite para evento de união com Luis Amovelar

Ricardo Murad

Coroatá, está vivendo um momento histórico em sua paisagem política. O ex-deputado Ricardo Murad e Luís da Amovelar uniram forças em busca da vitória nas próximas eleições municipais, marcadas para outubro. Esses patriarcas experientes estão apostando na nova geração e na força das mulheres, especialmente na dinâmica dupla de Tatiana e Aryanna. Juntas, elas formam uma chapa autenticamente feminina e empoderada.

Em um pronunciamento à comunidade, Ricardo Murad enfatizou a importância dessa união. Amanhã, às 17h, eles convidam a todos para se reunirem na quadra Dom Bosco, na Rua do Sol. Mas o que motivou essa aliança? Por que eles decidiram se unir e apresentar suas pré-candidaturas?

Tatiana e Aryanna, as duas jovens pré-candidatas, têm a política em suas veias. Tatiana se inspira em seu avô Vitor Truvão, bem como em seus pais. Do outro lado, Aryanna herda sua linhagem política de Luís da Movelar. Sua determinação, combinada com a experiência que adquirirão durante a pré-campanha e a campanha, promete uma administração transformadora.

Ricardo Murad e Luís da Movelar se comprometem a emprestar sua sabedoria e expertise acumuladas a essas jovens líderes. A partir de janeiro, Tatiana e Aryanna têm como objetivo oferecer uma administração eficiente e eficaz. Essa união histórica representa um farol de esperança para uma mudança positiva – uma mudança que toda a comunidade deseja e exige.

Murad incentiva a todos a comparecerem ao evento com alegria e união. Ao entrarem na quadra Dom Bosco, que seus sorrisos e propósito compartilhado ressoem. O sentimento que se desdobrará amanhã deve passar de pessoa para pessoa, unindo a comunidade. Juntos, trabalharão pelo bem maior – a prosperidade de Coroatá.

Detalhes do Evento:

Data: Amanhã (27/04)

Horário: 17h

Local: Quadra Dom Bosco, Rua do Sol

MERECIDO: Fátima Araújo é a mais nova cidadã de São Luís

Vereadora Fátima Araújo

A Câmara Municipal, concedeu na tarde desta quarta-feira (24), em sessão solene, no Plenário Simão Estácio da Silveira, o Título de Cidadã de São Luís a Fátima Araújo (PCdoB), vereadora da capital maranhense. A homenagem justíssima foi de autoria do também vereador e presidente da Casa, Paulo Victor (PSB).

Fátima chegou a Casa do Povo acompanhada de seus familiares, incluindo sua matriarca Edite Lopes, de 89 anos. A Pequena Guerreira discursou bastante emocionada na tribuna, diante de lideranças comunitárias, integrantes de seus projetos sociais, de sua assessoria parlamentar e da imprensa que esteve cobrindo o evento.

“Estou feliz por hoje dizer que sou cidadã de São Luís. Quero agradecer a todos que um dia acreditaram no meu trabalho. Hoje, por conta deste trabalho em prol das comunidades, estou recebendo esse importante reconhecimento. Obrigado presidente”, agradeceu Fátima, com os olhos cheios de lágrimas, no final de sua fala.

Além de Paulo Victor, os vereadores Astro de Ogum, Marquinhos e Jearlysson Moreira também prestigiaram o evento. Todos discursaram a cerca do merecimento do título a Fátima Araújo. Após a cerimônia, um coquetel foi servido aos convidados, familiares, amigos, lideranças, assessores e autoridades presentes na cerimônia de concessão do Título de Cidadã de São Luís a Fátima Araújo.

FÁTIMA ARAÚJO

Vereadora de segundo mandato na Casa do Povo, Fátima é natural de Lago da Pedra (MA). De origem humilde, a Pequena Guerreira nasceu em um povoado chamado Lagoa Seca, localizado na Zona Rural, onde sua família residia tendo como fonte de renda o trabalho agrícola. Ainda muito nova casou e logo se mudou para a cidade vizinha de Bacabal (MA), de onde o seu marido Chico Bacabal era natural.

Anos mais tarde, Fátima se mudaria mais uma vez. Foi por conta de seu marido, que nessa época já era motorista do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que ela se mudou para São Luís, com a perspectiva de alcançar mais qualidade de vida. Já em São Luís, Fátima morou nos bairros da Liberdade, João de Deus e no Conjunto Jaguarema, onde conheceu a Vila Conceição/João de Deus,