Blog Veja Agora | Com Junior Araujo - Notícia com veracidade dos fatos

A Saga continua: Primeira Dama faz evento evangélico para beneficiar opositores ao prefeito Dr Julinho.

Em São José de Ribamar a política está uma verdadeira confusão. A Gilvana Duailibe, primeira dama do município, ha tempos vem abertamente dando sinais de que tem um grupo de vereadores do qual é a madrinha política , e o que surpreende é que são os de oposição ao prefeito e marido dela. Em vários eventos ela já disse em publico que vereadores aliados ao prefeito não a representavam na Câmara. Gilvana fez campanha contra a candidata apoiada pelo prefeito na eleição da câmara, a qual possui um desafeto pessoal. Dentre outros ocorridos na gestão com postura desequilibrada, aos que ousam não ler a sua cartilha.

Por último , a primeira dama de Ribamar, promoveu um evento religioso no Jardim Tropical e misteriosamente, sabem quem apareceu e ficou bem próximo dela ?? Os 2 vereadores de oposição ao Prefeito Dr Julinho, (vereador Ednilson Kantão e o vereador João Carlos ) que são apadrinhados por ela , e segundo fontes próximas , esse evento foi para beneficiar os opositores do prefeito, porém aliados de primeira hora do Vice prefeito Natercio.

Município de Presidente Vargas, com população pequena, enfrenta grandes desafios diante da atual postura da maioria dos vereadores que compõem a Câmara.

Nesta quinta feira, 26 de dezembro, o Presidente da Câmara, Elailton Freitas, deixou de abrir a Câmara Municipal, impedindo que fossem colocados em pauta projetos de grande importância para a população, como o programa de casas populares, a construção de uma creche federal e a implantação de um mercado municipal na cidade.

No mesmo dia, durante um evento do município, os vereadores Zé Augusto, Francinha do Recanto e a vereadora Rosa Vieira afirmaram publicamente que há semanas tentam levar essas matérias para votação, mas têm encontrado resistência constante do presidente da Câmara e dos demais vereadores, que vem negando sistematicamente a inclusão dos projetos na pauta, sob diversos argumentos diferentes.

Segundo informações, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, foi apresentada em 30.09.2025, sendo norma essencial para realização de obras, serviços e alcance de outros direitos pela população.

A Câmara Municipal da cidade decretou ponto facultativo nesta sexta, 26, ou seja, abrindo a opção de comparecimento ou não dos vereadores para discussão do tema, mas as portas do prédio estavam FECHADAS, impedindo que os vereadores que optaram em comparecer pudessem adentrar no prédio, para discussão do tema.

A população segue na expectativa da aprovação do projeto, permitindo o acesso aos direitos de forma ampla e irrestrita, sem que nenhum outro tipo de interesse ou divergências se ponham acima das pessoas que mais precisam.

Via: A fonte 

Veja Agora: Prefeito do MA, primeira-dama e ex-vice são transferidos para Pedrinhas


As prisões preventivas do prefeito de Turilândia, Paulo Curió (União Brasil), da primeira-dama Eva Curió, da ex-vice-prefeita Janaina Soares Lima, de seu marido Marlon Serrão e do contador da prefeitura Wandson Barros foram mantidas pela Justiça depois de uma audiência de custódia realizada na última quarta-feira (24), em São Luís.

A decisão foi tomada pelo Plantão Judiciário Criminal da Comarca da Ilha de São Luís, que considerou regulares os mandados expedidos pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O órgão entendeu que não há ilegalidades que justifiquem a soltura dos investigados.

Com isso, o prefeito e os demais acusados foram encaminhados ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na capital maranhense, onde ficarão à disposição do Poder Judiciário.

Vereadores se apresentam em Pinheiro
Cinco vereadores que estavam com mandados de prisão em aberto se apresentaram nesta quinta-feira (25) na Unidade Prisional de Pinheiro (UPPHO). São eles:

Gilmar Carlos (União Brasil)
Savio Araújo (PRD)
Mizael Soares (União)
Inailce Nogueira (União)
Ribinha Sampaio (União)

Os cinco vereadores permanecem sob custódia e aguardam a instalação de tornozeleiras eletrônicas, procedimento necessário para o cumprimento de prisão domiciliar.

Esquema de corrupção
Os investigados são suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por desviar mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos de Turilândia, a 157 km de São Luís. O Ministério Público do Maranhão (MPMA) aponta que o grupo atuava de forma hierarquizada, envolvendo gestores, empresários, servidores e vereadores.

Paulo Curió se entregou à polícia na manhã de quarta-feira (24), após permanecer dois dias foragido. Outros investigados também se apresentaram às autoridades.

Operação Tântalo II
As prisões fazem parte da Operação Tântalo II, deflagrada na última segunda-feira (22) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do MPMA. A ação é um desdobramento da primeira fase, realizada em fevereiro deste ano.

Segundo o MPMA, o esquema se instalou na Prefeitura e na Câmara Municipal de Turilândia, desviando recursos principalmente das áreas de Saúde e Assistência Social.

Papel dos principais investigados
De acordo com a investigação, o prefeito Paulo Curió liderava o esquema e era destinatário da maior parte dos valores desviados. Ele atuava como:

Ordenador de despesas do município.
Direcionador de licitações.
Pagador com recursos públicos sem comprovação de serviços.

A vice-prefeita Tânia Mendes aparece como integrante do núcleo empresarial, vinculada a empresas usadas no esquema e responsável pela movimentação dos recursos.

A ex-vice-prefeita Janaina Soares Lima é apontada como peça central no núcleo empresarial, controlando de fato o Posto Turi, empresa que recebeu mais de R$ 17 milhões. Ela e o marido, Marlon Serrão, tio da atual vice-prefeita, firmaram acordo com o prefeito para reter 10% dos contratos, destinados ao pagamento da faculdade de medicina de Janaina, enquanto os 90% restantes eram entregues ao núcleo político.

O contador Wandson Barros, por sua vez, é descrito como o principal operador financeiro, responsável por criar empresas de fachada, gerenciar a circulação do dinheiro e distribuir propinas.

Empresas envolvidas
Entre as empresas usadas para desviar recursos, estão:

Posto Turi
Luminer Serviços
Climatech Refrigeração
SP Freitas Júnior
JEC Empreendimentos
Potencial Empreendimentos

Segundo os autos, essas empresas emitiam notas fiscais sem prestação real de serviços e devolviam os valores ao núcleo político da organização.

Impacto político em Turilândia
As decisões judiciais apontam que a Câmara Municipal de Turilândia também foi integrada ao esquema. Parlamentares teriam recebido pagamentos periódicos para apoiar o prefeito e se omitir da fiscalização.

A Justiça autorizou busca e apreensão nos gabinetes parlamentares, para recolher documentos, registros financeiros e comunicações.

A reportagem procurou as defesas do prefeito Paulo Curió, da ex-vice-prefeita Janaina Soares Lima, da primeira-dama Eva Curió e dos demais investigados, mas não obteve retorno até a última atualização. (Imirante)

Dino Penha e Bitinha Penha desejam um Natal de fé, união e esperança para as famílias de São Bento


O espírito natalino ganha destaque em São Bento com a mensagem de fé, esperança e união transmitida pelo prefeito Dino Penha (MDB) e pela primeira-dama Bitinha Penha.

Em clima de reflexão e celebração, o casal desejou que o Natal seja um tempo de renovação espiritual e fortalecimento dos laços familiares. “Que o espírito do Natal renove nossa fé, fortaleça os laços familiares e ilumine nossos lares com amor, esperança e união”, destacaram.

A mensagem também reforça votos de paz, gratidão e confiança em um futuro ainda melhor para o município. Segundo o prefeito, este é um momento propício para agradecer, cuidar das pessoas e renovar a esperança coletiva. “Que este tempo de celebração nos inspire gratidão, traga paz ao coração e renove a confiança em dias ainda melhores para nossa cidade”, afirmou.

Encerrando a mensagem, Dino Penha e Bitinha Penha desejaram que o Natal seja marcado pela solidariedade, pelo cuidado com o próximo e pela luz da esperança, valores que, segundo eles, devem nortear a convivência e as ações em São Bento ao longo de todo o ano.

Dr. Antônio Borba deseja paz aos lares e esperança às famílias em mensagem natalina

Dr. Antônio Borba

Em clima de fraternidade e renovação espiritual, o ex-prefeito de Timbiras, Dr. Antônio Borba, utilizou o período natalino para transmitir uma mensagem de fé, esperança e compromisso com a população.

Em sua fala, Dr. Antônio Borba destacou o verdadeiro significado do Natal como um momento de reflexão, união e cuidado com as pessoas, especialmente com as famílias que mais precisam de atenção e solidariedade.

“Neste Natal, renovamos a fé, a esperança e o compromisso com as pessoas. Que o Natal traga paz aos lares e esperança ao coração de cada família”, afirmou.

Pré-candidato a deputado estadual, Dr. Antônio Borba vem mantendo presença ativa no diálogo com a população, reforçando valores humanos, cristãos e sociais que marcaram sua trajetória política no município. A mensagem foi bem recebida por moradores, que enxergam no período natalino um tempo de renovação de sentimentos e fortalecimento da esperança em dias melhores.

O gesto reafirma não apenas a celebração do Natal, mas também o compromisso com uma política mais próxima das pessoas, pautada na sensibilidade social, no respeito e na construção de um futuro mais justo para todos.

Mirinzal: Prefeito Deyvison do Posto vistoria nova rua asfaltada e antecipa salários pelo 12º mês consecutivo

O trabalho segue avançando e trazendo resultados concretos para a população. Nesta semana, o prefeito atuante Deyvison do Posto esteve em mais uma rua recém-asfaltada para acompanhar de perto a qualidade da obra e reforçar o compromisso da gestão com a melhoria da infraestrutura urbana.

Durante a vistoria, o gestor destacou que as boas notícias vão além das obras. Pelo 12º mês consecutivo, a Prefeitura realizou a antecipação dos salários dos servidores efetivos e contratados, além do pagamento dos programas da Assistência Social e da Saúde.

“Hoje eu fui vistoriar mais uma rua asfaltada, mas a boa notícia não parou por aí. Também antecipei o salário dos servidores efetivos e contratados, além do pagamento dos programas da Assistência Social e da Saúde, garantindo mais tranquilidade para aproveitar as festas de fim de ano”, afirmou o prefeito.

A medida reforça o equilíbrio financeiro da gestão e o compromisso com quem faz a máquina pública funcionar, além de aquecer a economia local e proporcionar mais segurança às famílias neste período festivo.

Com ações que unem obras, responsabilidade fiscal e valorização dos servidores, a gestão do prefeito Deyvison do Posto segue mostrando trabalho e atenção às necessidades da população.

Prefeito Heliezer do Povo acompanha entrega de tablets do programa Tô Conectado na Escola Arthur Teixeira de Carvalho


O prefeito de Peri-Mirim, Heliezer do Povo, esteve na Escola Arthur Teixeira de Carvalho durante a entrega de tablets do programa estadual Tô Conectado, reforçando o compromisso da gestão municipal com a inclusão digital da juventude. A ação integra a política educacional do Governo do Maranhão, que vem distribuindo milhares de dispositivos para estudantes da rede pública, com internet gratuita e acesso a conteúdos pedagógicos digitais.

Na Escola Arthur Teixeira de Carvalho, Heliezer do Povo acompanhou de perto a distribuição dos tablets aos estudantes, destacando que o investimento em tecnologia é uma prioridade para garantir mais oportunidades aos jovens de Peri-Mirim. A presença do prefeito no ato simboliza o alinhamento da Prefeitura com o programa Tô Conectado e com as ações do Governo do Estado para modernizar o ensino na Baixada Maranhense.

O prefeito enfatizou que os equipamentos vão apoiar a rotina de estudos, facilitar o acesso a pesquisas e fortalecer a preparação dos alunos para o Enem, vestibulares e para o mercado de trabalho. Ao acompanhar os estudantes e a equipe escolar, Heliezer do Povo reforçou que a juventude da cidade e das comunidades passa a contar com mais ferramentas para sonhar mais alto e construir novos projetos de vida.

O que é o programa Tô Conectado

O Tô Conectado é um programa do Governo do Maranhão, executado pela Secretaria de Estado da Educação, que distribui tablets para estudantes da rede pública, com foco inicial no Ensino Médio. Cada aparelho é entregue com acesso mensal a um pacote de internet gratuita, permitindo navegação em plataformas educacionais, bibliotecas digitais, videoaulas e aplicativos de aprendizagem.

Além da entrega dos equipamentos, o programa inclui ações de orientação para gestores, professores e estudantes, garantindo a correta ativação dos tablets e o uso pedagógico dos recursos digitais dentro e fora da sala de aula. A proposta é consolidar uma política pública de inovação que combine tecnologia, metodologia moderna e acompanhamento pedagógico para melhorar os indicadores de aprendizagem em todo o estado.

Importância para os jovens de Peri-Mirim e das praias

Para os estudantes de Peri-Mirim, especialmente aqueles que vivem em áreas mais afastadas e nas comunidades, o tablet com internet representa uma porta de entrada para conteúdos que antes eram difíceis de acessar. Com o equipamento em mãos, os jovens podem estudar, assistir aulas on-line, participar de cursos, fazer pesquisas escolares e se aproximar de oportunidades de formação profissional sem precisar sair da própria comunidade.

O programa também contribui para reduzir o abismo digital entre estudantes da sede e da zona rural, garantindo mais igualdade de condições de estudo. Ao apoiar a execução do Tô Conectado no município, a gestão de Heliezer do Povo fortalece o papel da escola como espaço de cidadania, inclusão e preparação dos jovens para o futuro, dentro e fora das salas de aula.

Aliada ou oposição? Atitudes da primeira-dama aumentam suspeitas na gestão de São José de Ribamar

Gilvana Duailibe e João Carlos líder da oposição na Câmara Municipal


Movimentos recentes da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe, têm chamado a atenção nos bastidores da política local. Aliados do governo avaliam que ela vem demonstrando, ainda que de forma indireta, desalinhamento com decisões políticas da atual gestão, comandada por seu marido, o prefeito do município.

Desde o rompimento político entre o prefeito e o então vice-prefeito, comenta-se nos corredores do poder que Gilvana Duailibe teria ficado emocionalmente abalada com a situação. Conhecida por ser aliada próxima do vice — que também é seu cunhado —, a primeira-dama passou, segundo observadores, a não acompanhar integralmente as estratégias políticas adotadas pelo Executivo municipal.

Nos últimos dias, o assunto ganhou ainda mais repercussão após a secretária compartilhar, em grupos de WhatsApp ligados à gestão, matérias publicadas em blogs alinhados ao seu cunhado. O conteúdo das publicações faz críticas diretas a vereadores que hoje integram a base aliada do prefeito, o que causou desconforto entre parlamentares e membros do governo.

A atitude foi vista por aliados como no mínimo contraditória, já que Gilvana ocupa cargo estratégico na administração municipal e, ao mesmo tempo, é esposa do chefe do Executivo. O episódio expôs fissuras internas e intensificou rumores sobre divergências políticas dentro do próprio grupo governista.

Diante desse cenário, uma indagação passou a circular nos bastidores: estaria a primeira-dama participando — ainda que indiretamente — de uma suposta articulação política liderada pelo vice-prefeito que teria como objetivo a cassação do próprio prefeito? A pergunta, embora sem confirmação oficial, tem sido feita por aliados e adversários, diante dos recentes comportamentos e sinais públicos de distanciamento.

Até o momento, não há qualquer manifestação oficial da primeira-dama, do prefeito ou do vice-prefeito sobre essas especulações. O fato é que o episódio evidencia um ambiente de tensão política e familiar, que pode impactar diretamente os rumos da administração municipal e o cenário político da terceira maior cidade do Maranhão.